01/04/2022 às 18h17min - Atualizada em 01/04/2022 às 18h17min

Projeto apoia o protagonismo feminino em comunidades do município de Juruti | Portal Obidense

Série de vídeos apresenta histórias e ações desenvolvidas por moradoras visando ampliar participação em decisões coletivas

Da Redação

JURUTI - Para marcar o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o projeto Ingá* divulgou uma série de vídeos que trazem histórias e ações desenvolvidas por moradoras de comunidades do município de Juruti, localizado em uma área da floresta amazônica no estado do Pará.
 
Um dos vídeos https://www.instagram.com/p/Ca4c5yIDP0a/ traz relatos de mulheres que participaram da oficina de gênero, em que houve troca de experiências e conhecimentos buscando fortalecer a participação delas nas decisões de suas comunidades. “Aprendi que nós temos vez e voz. E também que temos de trabalhar juntas”, disse a agricultora Rosinete Prata. “O que não sabíamos, aprendemos a praticar”, completou a agricultora Raimunda Marques.
 
Para a analista socioambiental do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) Rafaela da Cunha Pinto, a oficina foi uma oportunidade de captar os impactos do projeto. “Esses papéis sociais que elas aprendem ao longo da vida podem influenciar na participação delas na esfera pública, nas organizações, nas associações.”
 
A presidente do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), Maria Melo, lembrou que uma das reflexões realizadas durante a oficina foi sobre o trabalho desempenhado pelas mulheres e sua contribuição. “Foi muito interessante a oficina porque conseguimos chegar até elas.”
 
O projeto Ingá - Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia é coordenado pelo IJUS, com investimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID/Brasil), da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), da Alcoa e do Instituto Alcoa. Conta com parcerias do IEB, do Instituto Vitória Régia (IVR) e Alliance Bioversity International/CIAT.
 
Desde o final de agosto de 2021, o projeto vem apoiando a formação de capital humano visando autonomia da gestão e liderança do território, além da proteção e conservação de florestas nativas com restauração de áreas degradadas (conheça mais aqui https://pcabhub.org/pt-br/noticias/noticias-destaques-pcab/projeto-inga-vai-apoiar-comunidades-de-juruti-em-desafios-ambientais-sociais-e-economicos-com-foco-no-desenvolvimento-sustentavel).
 
A iniciativa tem ainda o objetivo de fortalecer o empreendedorismo local e estruturar o observatório de indicadores de desenvolvimento sustentável, com foco na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).




Dentro da proposta de apoiar o protagonismo feminino em Juruti, um outro vídeo conta o que o projeto Ingá representa na vida das mulheres da região. O município, que abrange um território de 830.500 hectares, tem cerca de 59 mil habitantes, dos quais 60% estão na zona rural, espalhados em mais de 200 comunidades.
 
O projeto Ingá tem como prioridade três importantes regiões do município – o Projeto de Assentamento Agroextrativista (PEAEX) do Curumucuri, onde há parceria com a Associação das Comunidades da Gleba Curumucuri (ACOGLEC) e com a Cooperativa Mista do Curumucuri; o PEAEX Prudente e Monte Sinai, em parceria com a Associação das Comunidades Prudente e Monte Sinai (ACOPRUMS); e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jará, onde o trabalho será realizado juntamente com o conselho da Unidade de Conservação.
 
Estudos - Uma outra ação dentro do projeto relatada em vídeo divulgado no mês de março foi o trabalho do Diagnóstico Participativo Rural (DPR), que visa levantar o perfil dos comunitários e das famílias que têm cultivos e roçados agrícolas na gleba Curumucuri. Vai traçar ainda um diagnóstico da estrutura local, como saneamento básico, condições de moradia e outros dados.
 
“Com o trabalho podemos conhecer os anseios dos comunitários, o que eles pensam e sonham, como desenvolvem seu território”, relata Sara Melo da Silva, uma das aplicadoras dos DPR (assista ao vídeo aqui LINK).
 
Mais informações sobre o projeto Ingá no site da PPA https://ppa.org.br/ e do IJUS http://ijus.org.br/
 
Sobre o IJUS
O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), reconhecido como Organização de Utilidade Pública pelo Governo do Estado.
 
O IJUS é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável-FUNJUS.
 
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
 
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 
Sobre a USAID
 A USAID é uma das principais agências de desenvolvimento internacional do mundo e um ator catalisador que impulsiona os resultados do desenvolvimento. A USAID trabalha para ajudar a melhorar vidas, construir comunidades e promover a democracia nos países onde atua.
 
Sobre a PPA
A Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA) é uma plataforma de ação coletiva do setor privado para fomentar novos modelos de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Seu objetivo é desenvolver e identificar soluções tangíveis e inovadoras para a conservação da biodiversidade e recursos naturais da Amazônia, assim como garantir a qualidade de vida das comunidades da região.
 
Sobre a IEB
O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma associação brasileira sem fins econômicos, sediada em Brasília, fundada em novembro de 1998, com a missão de fortalecer os atores sociais e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável. O IEB se destaca no cenário nacional por dedicar-se a formar e capacitar pessoas e fortalecer organizações nos diversos aspectos e temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e à sustentabilidade.
 
Sobre a IIVR
O Instituto Vitória Régia, é uma Instituição sem Fins Lucrativos, fundada no dia 06 de novembro de dois mil e dois, sendo sua sede e Foro na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Atualmente essa instituição está qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

O Instituto Vitória Régia foi criado com finalidades Científicas, Tecnológicas e Culturais e atuando principalmente nas questões ambientais, produtivas, educacionais e sociais, e visa estabelecer, através da organização e da formação de grupos de pessoas, medidas estratégicas que viabilizem eventos e ações eficazes na promoção do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp