24/06/2016 às 15h29min - Atualizada em 24/06/2016 às 15h29min

Laboratório é suspenso, e sistema antidoping da Rio-2016 fica prejudicado

A suspensão foi motivada pela não conformidade com o Padrão Internacional de Laboratórios

Do UOL, em São Paulo

BRASIL - A Agência Mundial Antdioping (Wada, na sigla em inglês) emitiu um comunicado em que informa que suspendeu o credenciamento do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD – LADETEC), onde está prevista a realização de todos os exames antidoping durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O motivo, segundo a agência, é a não conformidade com o Padrão Internacional de Laboratórios (ISL, na sigla em inglês). 

A suspensão entrou em vigor na última quarta-feira, quando o laboratório foi notificado, o proibindo de realizar as análises de amostras de urina e sangue. O LBCD pode recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral dos Esportes (TAS) no prazo de 21 dias. A irregularidade que levou a cassação da acreditação não foi divulgada.

"Enquanto isso, a Wada irá trabalhar em estreita colaboração com o Laboratório Rio para resolver o problema identificado. A Agência garantirá que, por enquanto, as amostras que seriam destinadas ao laboratório serão transportadas de forma segura e rápida para outro laboratório credenciado pela WADA em todo o mundo. Isso irá garantir que não haja lacunas nos procedimentos de análise de amostra de antidopagem e que a integridade das amostras serão totalmente mantidas. Os atletas podem ter a confiança de que a suspensão só será encerrada pela WADA quando o laboratório estiver operando de forma otimizada; e que a melhor solução será posta em prática para garantir que a análise da amostras para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio tenha segurança", disse Olivier Niggli, diretor geral da Wada.

O Comitê Rio-2016 já trabalha com duas possibilidades diante do atual cenário: enviar as amostras coletadas durante a Olimpíada para quem sejam analisadas em um laboratório fora do país ou que técnicos internacionais trabalhem no laboratório brasileiro. Em caso de envio ao exterior, o principal problema é o tempo para que os resultados sejam obtidos, podendo tardar até cinco dias. Com isso, muitos resultados só sairiam após o término da Olimpíada.
 
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), responsável por todos os controles antidoping feitos no Brasil, se manifestou por meio de uma nota oficial em seu site. O presidente da entidade, Marco Aurélio Klein, não irá dar entrevistas no momento.
 
"A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem - ABCD reitera a importância do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem - LBCD para a realização dos testes antidopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e como legado técnico-científico na luta contra a dopagem no esporte. A ABCD confia no trabalho desempenhado pelo laboratório – com mais de 2,5 mil testes realizados desde sua inauguração – e tem a forte expectativa de que a instituição tomará todas as providências necessárias para que a suspensão provisória imposta preventivamente pela Agência Mundial Antidopagem - WADA-AMA seja revista o mais breve possível", diz o comunicado oficial.
 
O Comitê Organizador dos Jogos informou que este problema não afetará o combate ao doping durante a Olimpíada.
 
"O controle de doping é fundamental para os Jogos e esta situação não abala o compromisso que temos com os Jogos limpos. Estamos aguardando as orientações da Wada para saber os próximos passos", afirmou à reportagem Mário Andrada, diretor-executivo de Comunicação da Rio-16. 
 
Em 2014, por causa da falta de um laboratório credenciado no país, os exames da Copa do Mundo de Futebol foram feitos em um laboratório na Suíça. Cerca de 9.500 amostras foram analisadas a quilômetros do Brasil.
 
Ja visando à Olimpíada de 2016, o governo federal investiu R$ 190 milhões em obras e equipamentos para o laboratório.
 
Com a suspensão do laboratório ficam prejudicados também os testes em competições nacionais e fora de competição realizados pela ABCD.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp