26/10/2021 às 10h24min - Atualizada em 26/10/2021 às 10h24min

A arte da capoeira para vencer a depressão | Portal Obidense

Em Juruti Amanda Martins superou a ansiedade e depressão jogando capoeira

Por: Bruno Souza - Portal Obidense
Grupo Muzenza em Juruti, na Foto: aluno de capoeira, ao centro instrutor Marlison e Amanda Matins

JURUTI – O grupo de capoeira Muzenza, que tem bases em várias cidades do estado Pará, vem realizando projetos de inclusão social e educação através da capoeira.

Em Juruti, no oeste do Pará, o grupo tem várias histórias de pessoas que procuram na capoeira uma nova forma de encarar e ver a vida.

Foi isso que aconteceu com a Jurutiense, Amanda Martins que revelou ter problemas de ansiedade e depressão, uma dor que não se compreender e que precisa de apoio sem saber como explicar.  

Bruno Souza nosso corresponde de Juruti fará uma matéria especial onde contará essa bela história. Aguarde e acesse o Portal Obidense diariamente, todos os dias notícias de nossa região e de sua gente.

A capoeira é uma técnica centenária que foi introduzida no Brasil por meio dos primeiros negros vindos da África no período colonial. A capoeira foi muito usada pelos escravos como forma de expressão artística e também como luta. Como dança, a capoeira utiliza de movimentos suaves e coordenados. Exige muito da parte física e motora do praticante. Como luta foi duramente proibida por se tratar de uma técnica, muitas vezes, tida como fatal.




Procure ajuda quando

Uma tristeza intensa que dura semanas e parece que tudo perdeu o brilho. Muitas pessoas descrevem a depressão dessa forma. Esse transtorno está presente na vida de milhões de pessoas em todo o mundo e merece atenção especial. 

O que é depressão?
A depressão é um transtorno mental que afeta quase 10% da população mundial e caracteriza-se por sentimentos constantes de tristeza profunda, apatia, perda de interesse em atividades antes prazerosas por um período considerável de tempo – no mínimo duas semanas.

É uma doença séria que precisa de tratamento, pois afeta consideravelmente a vida social e profissional do indivíduo, prejudicando suas relações e capacidade para o desenvolvimento de tarefas simples.

Além disso, a depressão pode ajudar a desencadear ou potencializar outros problemas de saúde de ordem física, agravando ainda mais o quadro geral. 

Os problemas de sono estão diretamente ligados à depressão, seja pelo seu excesso ou a falta dele e essa atividade é essencial para a manutenção das atividades diárias do organismo.

Quais os sintomas de depressão?
Os sintomas de depressão podem ser bem variados e podem se apresentar da seguinte forma:
  • Apatia
  • Perda de interesse por atividades que antes davam prazer
  • Problemas de concentração e memória
  • Sensação de falta de energia
  • Baixa autoestima
  • Sentimento de culpa
  • Perda da libido
  • Irritabilidade e ansiedade
  • Pensamentos de morte ou suicídio
  • Alterações no sono (insônia ou sonolência excessiva)
  • Alterações para mais ou para menos no apetite


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp