08/10/2021 às 11h23min - Atualizada em 08/10/2021 às 11h23min

Equatorial Pará oferece orientações para evitar que a conta de luz encareça | Portal Obidense

Uma das dicas é conferir se há “vazamento” de energia elétrica dentro dos imóveis

Por: Walmir Ferreira

PARÁ - O “vazamento” de corrente elétrica, também conhecido como fuga de corrente, ocorre quando a energia elétrica escapa dos fios causando desperdício, o que impacta no valor da conta de luz. A falta de manutenções periódicas nas instalações elétricas internas é o principal motivo que leva muitos consumidores a pagaram bem mais que o valor normal. Por conta disso, a Equatorial Pará está oferecendo uma série de dicas que visam ajudar na economia e garantir que a energia chegue de forma mais segura às residências.

A primeira orientação é fazer um teste para saber se há fuga de corrente elétrica na residência, como por exemplo, desligar todos os eletrodomésticos da tomada e verificar se o medidor continua registrando consumo e caso seja comprovada, localizar a origem para que sejam tomadas as providências imediatamente. É importante lembrar que apenas profissionais qualificados sejam contratados para fazer serviços que envolvam energia. A empresa alerta que, além do aumento na conta, a fuga de energia pode causar danos aos equipamentos elétricos, choques e incêndios.



De acordo com o gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Pará, Pabllo Barbosa, as instalações elétricas precisam passar por revisão e manutenção preventiva realizada por profissional qualificado, no máximo a cada cinco anos. “A corrente elétrica percorre os condutores buscando um caminho para fechar o circuito e quando encontra uma falha na isolação, ela “foge” por um outro caminho,  levando ao desperdício da energia elétrica. Apesar dessa energia não ter sido usada por um eletrodoméstico, por exemplo, ela causa um aumento no consumo e na conta de energia”, explica Pabllo.

E o prejuízo não fica só no bolso, essa fuga de eletricidade oferece perigos à vida de quem toca no ponto energizado. “Por isso é essencial as manutenções elétricas, já que também ajuda a evitar incêndios, curtos-circuitos e explosões provocados pelo vazamento”, acrescenta.

Outras orientações da Equatorial Pará que devem ajudar a evitar aumento na conta decorrente de fuga de energia:
– Evite emendas com fitas que não sejam isolantes, como a crepe, durex, sacos plásticos e esparadrapo.
– Não deixe os fios desencapados, principalmente em local sujeito a alagamento.
– Jamais utilize moedas, fios, lâminas de estanho ou alumínio no lugar de fusíveis e disjuntores.
– Evite o uso de fios muito finos para a instalação dos chuveiros e siga sempre a fiação recomendada pelo fabricante.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp