24/09/2021 às 15h32min - Atualizada em 25/09/2021 às 00h00min

11ª Virada Sustentável de São Paulo pinta murais de 7 CEUs da cidade

Tintas base água da Coral são utilizadas na pintura de murais em artes temáticas

SALA DA NOTÍCIA Conteúdo à la carte
Alexandre Urch
Maior festival nacional de sustentabilidade, a Virada Sustentável na capital paulista segue, em 2021, o modelo híbrido da edição passada, possibilitando a participação do público de todo o país em suas atividades, finalizadas esta semana. Neste ano, #MinhaMensagem foi o tema norteador de toda a programação do evento, com temáticas importantes sobre este momento de construção coletiva para o futuro pós-pandemia. O Movimento Tudo de Cor, da Tintas Coral, participou apoiando a pintura de sete grandes murais em Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade.

Os (CEUs) marcaram presença na Virada Sustentável em ação realizada em parceria com o Instagrafite, curador e produtor do evento, e a Tintas Coral, em que sete grandes empenas foram grafitadas por sete duplas de artistas, formadas por um talento do próprio território da unidade e um convidado. Totalizando 4.882 m² de área grafitada, essas obras são interligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Sustentabilidade é parte intrínseca do nosso negócio. Temos metas ambiciosas associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com ações concretas para promover mudanças positivas no mundo, criando e fortalecendo uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade. Ficamos honrados em poder fazer parte de um evento tão fundamental como a Virada Sustentável, estando em sintonia com a temática que permeia a pintura desses murais”, afirma Elaine Poço, diretora de P&D e Sustentabilidade da AkzoNobel para América do Sul. Por meio do Movimento Tudo de Cor, da Coral, que há 10 anos leva energia, cor e autoestima a comunidades e espaços diversos espalhados pelo Brasil, serão utilizados 1,6 mil litros de tinta base água nas artes, nas mais variadas tonalidades, como Amarelo Canário, Verde Limão, Azul Sereno, Verde Primavera, Vermelho Cardinal e Laranja Maracatu.

Entre os artistas e coletivos envolvidos nas intervenções artísticas estão Lanó, Artista Host no CEU Campo Limpo, tratando sobre diversidade, que convida AVAF (Assume vivid astro focus) para pintar a empena. Outro destaque é a arte feita pela Karina Toledo no CEU Vila Rubi, abordando as mudanças climáticas, em parceria com o seu artista convidado, Denilson Baniwa.

Os CEUs que ficaram mais coloridos e abrigarão as temáticas sustentáveis são o Caminho do Mar, São Mateus, Campo Limpo, Vila Rubi, Parque Bristol, Parelheiros e Tiquatira. Confira abaixo mais detalhes sobre as obras e os respectivos artistas:

CÉU São Mateus – Tema: Desigualdade – 540 m2 pintados – Artista-Host: Grupo Opni e Artistas-Convidados: Favela Galeria e Grupo Drom
CEU Caminho do Mar – Tema: Biodiversidade e Meio Ambiente – 512 m2 pintados – Artista-Host: Paulo O'Meira e Artista-Convidada: Lanó
CEU Campo Limpo – Tema: Diversidade – 646 m2 pintados – Artista-Host: Aline Bispo e Artistas-Convidados: AVAF
CEU Vila Rubi – Tema: Mudanças Climáticas – 960 m2 pintados – Artista-Host: Karina Toledo e Artista-Convidado: Denilson Baniwa
CEU Parque Bristol – Tema: Saúde e Bem-estar – 960 m2 pintados – Artista-Host: Mena e Artista-Convidada: Georgia Cardoso
CEU Parelheiros – Tema: Água – 544 m2 pintados – Artista-Host: Kelly Reis e Artista-Convidada: Clara Leff
CEU Tiquatira – Tema: Economia e Consumo Consciente – 720 m2 pintados – Artista-Host: Deley e Artista-Convidada: Karine Guerra

Sobre a Virada
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolvendo articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. O festival tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.

O evento, que pelo segundo ano apresenta atividades em formato híbrido, acontece por meio de intervenções em diversas áreas da cidade de São Paulo e em plataformas virtuais, com programação completamente gratuita que apresenta instalações, projeções, grafites, performances, teatro, programação de bem-estar, além do Fórum Virada Sustentável.

Ministério do Turismo, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Braskem apresentam Virada Sustentável São Paulo 2021. Lei de incentivo à Cultura, patrocínio master da Isa Cteep, patrocínio da Gerdau, copatrocínio de Electrolux, Mercado Livre, Novelis, Tetra Pak e apoio das empresas Ball, Coral/AkzoNobel, Deloitte, Instituto Center Norte, Instituto Vedacit e ValGroup. Além da co-realização com a Prefeitura de São Paulo e parceria com Instituto Alana, Metrô SP, Pacto Global, Rotary Club, Sesc, Estadão, Eletromidia e Ótima, realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Mais informações nos seguintes canais:
Site: www.viradasustentavel.org.br
Instagram: @viradasustentavel
Facebook: facebook.com/viradasustentavel
Youtube: https://www.youtube.com/ViradaSustentavel

Sobre a AkzoNobel
Somos pioneiros em um mundo de possibilidades para dar vida às superfícies há mais de 200 anos. Há uma grande chance de você estar perto de um de nossos produtos, pois somos especialistas em cor e proteção. Nosso portfólio de marcas globais – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos ser líderes da indústria. Afinal, é o que você esperaria da empresa mais sustentável e inovadora de tintas e revestimentos que inventa o futuro há mais de dois séculos. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2021 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp