23/06/2021 às 14h54min - Atualizada em 23/06/2021 às 14h54min

Crowdsourcing a modalidade que terceiriza ideias e soluções para um grande público

Geralmente recrutado na internet para solucionar problemas do dia a dia, desenvolver tecnologias e criar conteúdo ou serviços

Por: Garcy Aguiar
Arte: Jr Costime
Crowdsourcing - O processo de terceirização de tarefas, ideias e soluções para um grande público de pessoas que contribuem coletivamente para atingir os objetivos de uma organização, geralmente são recrutados pela internet para solucionar problemas do dia e desenvolver novas tecnologias, criar conteúdos ou provar serviços. Um dos seus melhores exemplos que existe é a Wikipedia, o site utiliza uma rede mundial de colaboradores para nutrir suas páginas e produzir conteúdo que são apresentados aos usuários.

 A modalidade que já é utilizada em diversas empresas, onde mobiliza comunidades externas e internas em projetos colaborativos, permitindo que as empresas se mantenham sempre em competitividade com o mercado, oferecendo inovação.

Um dos casos mais conhecido de crowdsourcing no Brasil e o da companhia aérea azul, que desafiou o seu público em 2008, a escolher o próprio nome. As pessoas que sugeriram o nome mais votado (Azul), ganharam bilhetes vitalícios.

Temos também em 2012 a streaming Netflix, que lançou ao seu público o desafio para o desenvolvimento de um algoritmo 10% melhor na sugestão de filmes, onde o prêmio pago foi de US$ 1 milhão.

Para a comunidade de motoristas, o Waze, é app de navegação por crowdsourcing mais comum do cotidiano, onde muitos motoristas de aplicativos utilizam o serviço, que ajuda com acontecimentos de percurso e monitora o trânsito em tempo real. A empresa que conta com avisos dos usuários sobre os acontecimentos e coleta dados automaticamente pelo app, ainda possui uma rede própria de 500 mil voluntários, que editam os mapas constantemente.
Ao desenvolver programas e recompensas para seus voluntários, o Waze conseguiu criar uma gigantesca comunidade auto-organizada, para manter o serviço no topo da categoria.
 
O motorista de aplicativo, Afrânio Rodrigues, 44 anos, que utiliza o app Waze ha mais de 2 anos indica o aplicativo e diz por que “O waze é muito preciso e que não inicia seu trabalho sem ajuda do app, pois pelo fato de ser em tempo real, o ajuda a seguir por melhores rotas e o avisa se caso houver algum acidente ou carro no prego no trajeto. Para quem não conhece o app ele recomenda que experimente.”



 Adino Sicsu de 46 anos, motorista de aplicativo ha três anos se diz muito satisfeito com o Waze “Além de todas as vantagens oferecidas pelo app, você pode compartilhar aquelas situações com os outros parceiros que utilizam o mesmo aplicativo, se você vê uma blitz, você vê um buraco, você pode colocar lá no Waze que há um buraco na via, há um carro parado na via, tem polícia próximo, isso tudo ele te dá  você tem opção de usar e fazer com que outros parceiros que usam o mesmo aplicativos possam também ser informados de situações nas vias.”  


O Waze está disponível em lojas de aplicativos como Play Store e Apple Store entre outros, onde se tem uma breve introdução sobre o aplicativo e acesso a avaliações positivas e negativas do app, que também é uma forma de realizar o Crowdsourcing na Prática.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp