23/04/2021 às 17h59min - Atualizada em 23/04/2021 às 17h59min

Agente de endemias fala sobre cenário da dengue e demais vírus em Óbidos | Portal Obidense

Cuidados e orientações continuam sendo as principais prevenções contra o mosquito Aedes Aegypti.

Por: Marcelo Luiz


ÓBIDOS - A pandemia da Covid-19 se alastrou pelo Brasil à mais de 1 ano, e todos os olhares e atenções foram voltados para esse vírus. Com isso a população acaba deixando de lado a preocupação com outras doenças mortais como, dengue, chikungunya e zika vírus que são doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O setor de endemias da cidade de Óbidos continua com as ações e orientações, Carlos Alberto agente endêmico fala sobre os trabalhos. "Esse ano de 2021 temos casos no município, sendo que o bairro de Santa Teresinha foi constatado 1 pessoa com dengue, e com isso fizemos um bloqueio naquele lugar para que o mosquito nao pudesse se desenvolver espalhar a doença, e estamos realizando todos os dias a visita na casa do morador." disse Carlos Alberto (agente endêmico).

As orientações também são direcionadas para a zona rural, principalmente na área de várzea devido a cheia do Rio Amazonas. "A mesma recomendação serve para a zona rural, pois o mosquito pode se adaptar tanto na zona urbana quanto rural, então vale ressaltar que todo cuidado é necessário seja ribeirinho ou não. A patir do momento que a pessoa estiver em um lugar que o mosquito transmissor também esteja as chances de contrair o vírus são grandes" informou Carlos Alberto.

Segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Vigilância e Saúde | Ministério da Saúde os casos notificados de dengue no Brasil chegaram na marca de 103.595 pessoas contaminadas. Em comparação com o ano de 2020 houve uma redução de 74,3% de casos registrados no mesmo período analisado.

O Ministério da Saúde ressalta que o país até o momento não está enfrentando uma possível epidemia de dengue pois os casos estão dentro do esperado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp