17/02/2021 às 11h39min - Atualizada em 17/02/2021 às 11h39min

Dom Bernardo celebra missa de Cinzas na Catedral de Sant´Ana | Portal Obidense

A missa aconteceu na manhã desta quarta-feira (17) as 07hs, transmitida pelas redes socais da diocese de Óbidos

Por: Walmir Ferreira
Missa na Igreja de Sant´Ana - Foto: Nayan Gomes

ÓBIDOS – Seguindo a orientação de segurança contra a Covid-19, as missas não são presenciais, todas as celebrações estão sendo transmitidas pelas redes sociais das paróquias e Diocese de Óbidos.

Nesta quarta-feira (17)m aconteceu na Catedral de Sant´Ana, em Óbidos, a missa de Cinzas celebrada por Dom Bernardo, Bispo da Diocese de Óbidos, auxiliado pelos Padres Manoel e Bernardo, abrindo a Quaresma (40 dias que antecedem a Páscoa). A preparação para a data mais importante do Cristianismo (ressurreição de Cristo) é marcada pela abstinência, penitência, oração e amor ao próximo.

Segundo Dom Bernardo: “A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma rumo à Páscoa da Ressurreição. Hoje iniciamos Campanha da Fraternidade. A igreja nos propõe: oração, jejum e caridade”.

O que significa da Quaresma para os cristãos.

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo. É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.

Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa.

Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A Quarta-Feira de Cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade.

Na Bíblia, o número quarenta é frequentemente citado, para representar períodos de 40 dias ou 40 anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes. Alguns exemplos mais conhecidos são:
  • 40 dias de dilúvio da Arca de Noé;
  • 40 dias de Moisés no Monte Sinai;
  • 40 dias de Jesus no deserto, antes do início do seu ministério;
  • 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp