28/01/2021 às 15h17min - Atualizada em 28/01/2021 às 15h17min

Pacientes do Amazonas recebem alta do Hospital de Campanha do Hangar no Pará | Portal Obidense

Governo do Estado do Pará disponibilizou 30 leitos para pacientes do estado vizinho, sendo 10 de UTIs e 20 para leitos clínicos.

Fonte: Agência Pará

Foto: Agencia Pará
PARÁ – Quatro pacientes do Estado do Amazonas, que estavam internados no Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, receberam alta nesta quarta-feira, 27, e aguardam apenas autorização do Ministério da Saúde (MS) para retornarem ao estado de origem.
Os pacientes começaram a chegar no dia 18 de janeiro, quando o Governo do Estado disponibilizou 30 leitos para pacientes do estado vizinho, sendo 10 de UTIs e 20 para leitos clínicos. Com as quatro altas de hoje, 21 pacientes continuam internados na Unidade, sendo que no último sábado, 23, ocorreu um óbito.

Para a diretora do Hospital de Campanha do Hangar, Alba Muniz, o gesto de socorro à população amazonense foi um ato humanitário que salvou vidas. "A equipe assistencial da Unidade realizou uma operação minuciosa para acolher esses pacientes ainda no aeroporto, avaliando, classificando e encaminhando para as ambulâncias que estavam a postos. Este senso de solidariedade foi muito forte e emocionou a todos que acompanharam essa missão", explicou.

As medidas tomadas pelo governo estadual visam contribuir para salvar vidas, já que o Amazonas vive um colapso na saúde após a alta de casos da Covid-19. Há fila crescente de pacientes aguardando leitos, e também há o aumento na letalidade da doença, além de enfrentar problemas no abastecimento de oxigênio na rede hospitalar.

O Governo do Estado disponibilizou também 10 leitos de UTI neonatal na Fundação Santa Casa, em Belém.

O secretário de saúde pública do Estado, Rômulo Rodovalho comenta sobre a assistência hospitalar disponibilizada aos vizinhos amazonenses. "O Governo do Pará, por meio da Sespa, não poderia se ausentar nesse momento de colapso em ajudar o Amazonas. Estamos dando toda a assistência aos pacientes que seguem internados no Hospital de Campanha e esperamos que em breve a situação por lá seja solucionada".

Nos procedimentos de transferência, o Estado do Amazonas é responsável pelo transporte destes pacientes, de Manaus até Belém.
Os pacientes são transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), a partir de ação do Ministério da Saúde (MS), e envolve também o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar do Pará.

Havendo necessidade, o Governo do Pará pode avaliar a possibilidade de ampliar essa oferta.
 
CAPACIDADE


O Hospital de Campanha do Hangar tem capacidade para expansão de até 420 leitos.
"O Hospital de Campanha do Hangar possui uma estrutura diferenciada. Estamos recebendo os pacientes com toda a atenção necessária, a partir do gesto humanitário do Governo do Pará junto aos vizinhos amazonenses que tanto precisam de apoio neste momento difícil. A Unidade está equipada, seja em recursos humanos, seja em insumos, e atende plenamente a demanda encaminhada pela Central Estadual de Regulação (CER). O Pará está organizado e preparado", reforça Alba Muniz, do Hospital de Campanha do Hangar.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp