22/01/2021 às 16h43min - Atualizada em 22/01/2021 às 16h43min

Município de Óbidos, deixou de pagar o INSS de novembro, dezembro e decimo terceiro | Portal Obidense

Com dívida de quase 4 milhões, prefeito acionará a justiça na tentativa de desbloquear a receita e resolver a inadimplência

Por: Elton Pereira
ÓBIDOS – A população obidense vive em meio a intensivas e sucessivas notícias ruins para a coletividade. Sem recursos financeiros o atual prefeito de Óbidos Jaime Silva, revelou que está tendo dificuldades de atuar em algumas áreas.

O prefeito disse que teve uma surpresa ao assumir a prefeitura e descobrir que os valores referentes ao INSS não foram recolhidos pela gestão passada, causando sérios prejuízos e bloqueio nas contas da prefeitura junto ao Governo Federal.

Segundo Jaime Silva, em entrevista coletiva concedida na manhã de quinta-feira (21), de janeiro. Os meses de “novembro, dezembro e o 13ª”, o município de Óbidos deixou de pagar a Previdência Social, tanto do segurado, que é aquele valor descontado do trabalhador mensalmente no contracheque, quanto o patronal, que é a Contribuição Previdenciária paga pelo empregador para garantir a Seguridade Social da população, chegando à dívida de aproximadamente 4 milhões de reais.

Com saldo dever, Jaime Silva lembra que o recurso, ou seja, a receita “ano” de arrecadação interna com impostos como IPTU, é de aproximadamente um milhão.

veja o trecho da entrevista onde o prefeito fala sobre o assunto.




O reflexo disso é a retenção por parte da previdência social, dos valores destinados ao município de Óbidos pelo FPM (Fundo de Participação dos Municípios), Jaime informou, que hoje Óbidos se encontra com aproximadamente R$500,000,00 (Quinhentos Mil reais), em caixa para honrar com seus compromissos, como o pagamento do quadro de funcionários públicos, que gira em torno de R$3.880,000,00 (Três Milhões, Oitocentos e Oitenta Mil Reais), tirando as áreas da Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, que recebem verba de forma separada ao destinado no FPM.

Do pouco valor que tem em caixa foi passado para Câmara Municipal de Óbidos mais de 200 mil reais para as despesas do mês da casa legislativa. Restando para todo o município pouco mais de 500 mil reais.

Para tentar resolver, prefeito disse que está verificando com o setor jurídico o que poderá ser feito para reverter esse quadro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp