06/01/2021 às 10h21min - Atualizada em 06/01/2021 às 10h21min

Janeiro Branco chama a atenção para os cuidados com a saúde mental | Portal Obidense

Cuidar da Mente é cuidar da vida é o tema da campanha da Sespa alusiva ao movimento nacional de promoção da saúde mental e emocional das pessoas.

Elton Pereira - Santarém
Fonte: Agência Pará

Foto: Divulgação
PARÁ – O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

No Pará, a finalidade da Sespa é sensibilizar a sociedade sobre a importância da promoção e proteção da saúde mental, assim como informar à população sobre o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial, voltada para os cuidados de saúde das pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Assim, o objetivo é estimular que as pessoas comecem a fortalecer os cuidados com a sua saúde mental, recebendo esclarecimentos e sendo conscientizadas sobre a necessidade de promover o seu bem-estar físico, social e mental, e de se prevenir das doenças mentais.

Programação - Como ainda não é possível realizar atividades presenciais com grande número de pessoas, por conta da conscientização de se evitar aglomeração, o tema "Cuidar da Mente é cuidar da vida" será abordado em duas lives destinadas exclusivamente a profissionais de saúde e palestras educativas durante as ações do Programa Territórios da Paz (TerPaz).

A primeira live será dia 22 de janeiro, às 10h, por meio do Google Meet, com o subtema "Depressão no contexto intra e extra familiar em tempos de pandemia de Covid-19". A segunda transmissão online ao vivo, será às 10h, em 29 deste mês, também pelo Google Meet, abordando o subtema "Saúde Mental e Trabalho".

Já as palestras para a comunidade ocorrerão, no dia 16, nos bairros do Icuí e Terra Firme; no dia 17, no Benguí e Cabanagem; no dia 23, no Jurunas e Benguí; no dia 24, na Terra Firme e Guamá; no dia 30, no Guamá e Cabanagem; e no dia 31, em Marituba e Jurunas.

Atendimento - A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), cujas diretrizes e estratégias de atuação envolvem as três esferas de governo, é composta pela Atenção Básica de Saúde, Atenção Psicossocial, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Atenção Hospitalar e Estratégias de Reabilitação Psicossocial.

Estatística - Segundo Ilda Morais, conforme dados levantados preliminarmente junto aos CAPSs, os distúrbios mentais mais frequentes são transtorno de ansiedade, depressão, bipolaridade e risco de suicídio, além de Transtorno Compulsivo Obsessivo (TOC).
Sobre internações, de acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), o Pará registrou 2.967 internações por transtornos mentais e comportamentais de janeiro a dezembro de 2019 e 2.647 internações de janeiro a outubro de 2020, por isso, é fundamental a promoção da saúde mental e prevenção das doenças mentais.

Confira, abaixo, os CAPSs estaduais:

1 - CAPS Icoaraci (Caps I):
Rua Monsenhor Azevedo, 237 (entre Passagem Maguari e Lopo de Castro), Campina de Icoaraci. Telefone: (91) 3227-9137. E-mail: [email protected]

2. CAPS Amazônia (CAPS I):
Passagem Dalva, 377, Marambaia. Telefone: 3231-2599/ 3238-0511. E-mail: [email protected]

3. CAPS Renascer (CAPS III):
Travessa Mauriti, 2179, entre avenidas Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma, Pedreira. Telefone: (91) 3276-3448. E-mail: [email protected]

4. CAPS Grão Pará (Caps III):
Rua dos Tamoios, 1840, Batista Campos. Telefone: (91) 3269-6732. E-mail: [email protected]

5. CAPS Marajoara (CAPS ad III):
Conjunto Cohab, Gleba I, WE 2, 451- Nova Marambaia. Telefone: (91) 32360399. E-mail: [email protected]

6. CAPS Santarém (CAPS ad III):
Travessa Dom Amando, Santa Clara, Santarém. Telefone: (93) 3523-1939


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp