05/01/2021 às 12h49min - Atualizada em 05/01/2021 às 12h49min

Pendências do Cadastro de Pessoa Física (CPF) podem ser regularizadas nos canais virtuais da Receita Federal | Portal Obidense

Correção é gratuita pela internet ou ao custo de 7 reais, caso o contribuinte opte por utilizar a rede conveniada.

- Por: Ariana Paz
Agência Brasil - Brasília

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação
BRASIL.  ARFB – A Agencia da Receita Federal do Brasil reforça a informação de que pendências relativas ao CPF podem ser regularizadas por meio de canais virtuais de forma gratuita e ainda alerta para a importância do contribuinte manter seus dados cadastrais atualizados.
A correção é gratuita pela internet. Mas caso o contribuinte opte por utilizar a rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou Cartórios) o custo é de 7 reais.

Antes de se dirigir à Receita Federal ou a redes conveniadas, é importante que o contribuinte consulte a situação cadastral do seu CPF no endereço https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf-1, ou acessando página da RFB, endereço www.gov.br/receitafederal , opção “Meu CPF”, “Consulta CPF, e siga as orientações lá indicadas.

A Receita Federal disponibiliza atendimento de serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) também pelo Telegram. Esse canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.

Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento.

Estão disponíveis no novo canal serviços como:

- Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
- Segunda via de CPF;
- Informação do número do CPF;
- Consulta à situação cadastral; e
- Consulta ausência de DIRPF - Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp