08/10/2020 às 18h31min - Atualizada em 08/10/2020 às 18h31min

Óbidos inicia campanha “Outubro Rosa” | Portal Obidense

O alerta é sobre prevenção do câncer de mama e também de colo do útero, que iniciou no dia 1° de outubro e se estenderá até o dia 30.

Por: Eli Junior
Foto: Marcelo Henrique | Enfermeira Taketomi
ÓBIDOS - As unidades básicas de saúde de Óbidos da área urbana, várzea e terra firme já iniciaram as orientações quanto a prevenção de câncer de mama, inserido na Campanha Nacional "Outubro Rosa". Nesse meio tempo, os profissionais nos postos de saúde orientam às mulheres quanto aos cuidados com o corpo, em geral. As orientações visam explicar, ao público feminino o auto cuidado do câncer de mama como a prevenção contra o câncer do colo do útero, duas das principais causas de vítimas da doença.

"A gente aproveita é oportuniza essas orientações para alertar às mulheres em idade fértil, que precise de uma avaliação clínica das mamas, pode procurar as unidades básicas de saúde, a unidade básica mais próximo da sua casa." Disse Isabela Taketomi, Enfermeira.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

"Elas, em casa, já podem estar fazendo o apalpar das suas mamas, reconhecendo seu corpo, pra quando aparecer uma anormalidade elas já buscarem os serviços de saúde pra iniciar todo o tratamento." Completou Taketomi.

CLICK AQUI – Veja toda a matéria no ao vivo



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp