03/05/2016 às 17h34min - Atualizada em 03/05/2016 às 17h34min

Inscrições do Enem 2016 começam no dia 9 maio

As provas do Exame Nacional de Ensino Médio serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro.

BRASIL - O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já teve as suas datas divulgadas para a realização da edição de 2016, com isso todos os estudantes interessados em participar do exame podem fazer a sua inscrição a partir da próxima segunda-feira, 09 de maio, às 10 horas da manhã, o prazo encerra no dia 20 de maio. As inscrições podem ser feitas pela internet no site oficial do Enem 2016.

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2016 é de R$ - 68,00, no ano anterior o valor foi de R$65,00, o estudante que fizer a sua inscrição deve gerar o boleto em seguida, e depois efetuar o pagamento, até o dia 25 de maio, o pagamento poderá ser confirmado até às 21 horas e 59 minutos, em qualquer instituição bancária, até mesmo em lotéricas, e também em agências dos Correios.

O Enem é o principal exame de avaliação aplicado no país e serve de acesso a vários programas e benefícios estudantis. Os programas que usam o Enem como forma de acesso são o Prouni que oferece bolsas de estudos em cursos de nível superior em instituições particulares, e pode oferecer bolsas parciais de 50% do valor da mensalidade, e de até 100%. SiSU que oferece vagas em cursos de Universidades públicas de todo o país, ainda o programa Fies, de financiamento estudantil, dentre outros que usam o Enem como forma de avaliação, ingresso e concessão de benefícios estudantis.

Na edição do Enem 2015 foram mais de 5 milhões de estudantes inscritos no exame, o Governo Federal aguarda um número de inscritos para a edição do Enem 2016 em torno de 8 milhões.

A isenção do valor da taxa de inscrição sera concedida aos candidatos que estiverem para concluir no ano de 2016 os seus estudos no ensino médio, e que forem de escola pública, ainda será concedida a isenção para os candidatos que declararem carência.

Os estudantes que foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição no Enem de 2015, e não compareceram as provas, não terão direito mais a isenção neste ano, o estudante que não compareceu e recebeu a carência no Enem 2015, e quer solicitar novamente no Enem 2016, deve entrar em contato com o MEC para verificar a possibilidade.

As provas

As provas do Enem 2016 serão aplicadas em dois dias distintos, sendo os dias 5 de novembro (sábado), e o dia 6 de novembro (domingo), onde serão realizadas as provas de ciências da natureza e ciências humanas, e no domingo as provas de linguagens e códigos e ainda a prova de matemática e suas tecnologias, e também a redação.

O ministro da Educação, informou que o exame será aplicado em novembro, após o período de eleições, para que os estudantes possam fazer a prova mais tranquilos.
Nos dias 5 e 6 de novembro os portões dos locais de provas abrirão ao meio dia, e serão fechados às 13 horas, no horário de Brasília.

As provas do Enem 2016 serão aplicadas às 13:30 horas, no dia 5 a sua duração é de até 4 horas e meia, e no dia 6 de novembro de 5 horas e meia.

Os sabatistas, farão as provas às 19h00 no horário local – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, levando em consideração o fuso diferenciado em relação a Brasília.

Atendimento especial Enem 2016

Os estudantes que necessitem de atendimento especial, devem fazer os pedidos conforme consta no edital do exame, para que assim consigam comprovar e ter seu atendimento especial durante a aplicação das provas do Enem 2016 garantido.

Os estudantes que são sabatistas devem fazer as provas após as 19 horas, sendo considerado o horário local do município.

Os estudantes que desejam usar seu nome social durante as provas devem fazer a solicitação entre 1 a 8 de junho.

Os cartões de confirmação ficarão disponíveis na página do participante, no site oficial do Enem.

Segurança Enem 2016

Para dar mais segurança e confiabilidade as provas o Inep fará a coleta de dados biométricos, durante as provas, e os estudantes deverão guardar seus pertences em porta objetos que serão lacrados, e também será feito o uso de detectores de metais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp