02/05/2016 às 16h44min - Atualizada em 02/05/2016 às 16h44min

Dia “D” da Campanha de Imunização contra influenza H1N1 atrai grande números de pessoas em Óbidos

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de vacinar de 11 mil pessoas até o fim da campanha.

Por: Martha Costa/ Ascom - PMO
Fotos: Divulgação

ÓBIDOS -  A manhã do sábado, 30 de abril, foi movimentada nos 14 postos espalhados na cidade de Óbidos para atender a demanda da Campanha Nacional de imunização contra a Influenza H1N1. A abertura da campanha foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zuraia Conti Galate, localizada na área central da cidade, que atende também a população da região ribeirinha. Além das unidades espalhadas na cidade, a vila do Flexal também participou da mobilização.

De acordo com a diretora executiva da Vigilância em Saúde, enfermeira Marcelia Lima, a vacina segue em campanha até o dia 20 de maio, após essa data a vacina será disponibilizada nos postos de saúde. Podem receber a vacina pessoas com idade superior a 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no pós parto até 45 dias, profissionais da área da saúde e os portadores de doenças crônicas, que pertencem ao chamado grupo prioritário. “Além da vacina imunizar contra a gripe comum ela também imuniza contra a forma mais grave da gripe que é a H1N1, a princípio a vacina foi aberta para um grupo prioritário por ser o grupo mais vulnerável a doença”, falou a diretora executiva.

Entre a população que atendeu ao chamado para comparecer aos postos de vacinação está a dona de Casa Marilda Filizzola, ela procurou cedo a unidade com sua carteira de vacinação em mãos e falou da importância de participar da campanha. “Tomar a vacina representa tudo. Representa eu estar sendo imunizada contra essa gripe que vem surgindo e que pode trazer complicações e isso é o que nos leva a vir tomar a vacina e eu oriento que as pessoas que deixem o medo de lado e procurem tomar a vacina porque isso é importante”.


Em Óbidos aproximadamente 13,5 mil pessoas devem tomar a vacina muito embora a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde seja de 11 mil pessoas. O prefeito de Óbidos, Mario Henrique de Souza Guerreiro falou sobre a importância da vacina. “Hoje iniciamos o dia “D” dessa campanha nacional onde aquelas pessoas com prioridade devem procurar as unidades e receber a dose da vacina. Eu creio que nós devemos nos prevenir e Óbidos não poderia ficar atrás e por isso estamos com os atendimentos nas unidades básicas de saúde e com as equipes volantes percorrendo as regiões de Várzea e Terra Firme para contemplar toda a nossa demanda”, enfatizou o prefeito que logo cedo tomou a vacina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp