25/08/2020 às 10h24min - Atualizada em 25/08/2020 às 10h24min

Durante o período de chuva os cuidados devem ser redobrados com a eletricidade | Portal Obidense

Levando em conta os perigos que as descargas atmosféricas representam, quando chove ou há temporais repentinos, alguns cuidados na rotina doméstica merecem atenção.

ÓBIDOS - De acordo com o Executivo da Área de Segurança da Equatorial Energia Pará, Alex Fernandes, "é importante não ligar qualquer aparelho eletrodoméstico durante chuvas com raio, as torneiras e chuveiros elétricos também não devem ser usados. E também muito cuidado com as antenas de TV de canais abertos, pois são as maiores causas de queima de aparelhos. Por isso, desconecte o aparelho da tomada e do fio da antena e jamais tente mexer na antena na hora da chuva".
 
A elevação térmica em uma descarga atmosférica, que é totalmente imprevisível e aleatória, consegue alcançar até 3 mil graus Celsius em frações de segundos. Devido a sua natureza devastadora a descarga atmosférica quando tem o ponto de impacto um ser humano, haverá alta probabilidade de eletrocussão devido a passagem de corrente elétrica pelo corpo, podendo causar sérias lesões e até mesmo a morte. Isso também vale para as pessoas que estão próximas a um ponto de impacto.
 
Os cuidados ainda incluem evitar qualquer tipo de contato com objeto que possua estrutura metálica, a exemplo da geladeira, fogões, canos, entre outros. Objetos longilíneos e com ponta tendem a atrair os raios, como a vassoura de metal.
 
O ideal é não manusear esse tipo de material em áreas externas enquanto acontecem os temporais. Segundo especialistas, as descargas atmosféricas com maior potência costumam cair antes do início do temporal. Nesses casos, o ideal é procurar um lugar seguro logo que avistar instabilidades.
 
Durante as chuvas, evite manutenção em telhados. Há risco de queda de raios.  “Nós reforçamos sempre que somente profissionais habilitados podem ter contato de forma segura com a energia elétrica. Então, chame alguém que realmente entenda do assunto para evitar maiores transtornos”, ressalta Alex.
 
Outro alerta para a época de chuvas está relacionado a situações em que pessoas estão ao ar livre na hora das tempestades. Nesses casos, o ideal é procurar um abrigo seguro e longe de árvores, que podem ser atingidas por raios e pode haver queda de galhos. Os veículos automotores costumam ser um bom abrigo devido as suas características isoladoras. Outra orientação importante é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos que podem conduzir eletricidade quando em contato com uma fonte de energia.
 
Fique atento às dicas de segurança:
 
- Não faça o uso do celular se ele estiver com o carregador conectado à tomada.
 
- Desligue imediatamente os disjuntores em casos de inundação.
 
- Equipamentos que não estiverem sendo utilizados, devem ficar desligados da tomada.
 
- Nunca se aproximar de cabos ou fio partidos em vias. Entrar em contato imediatamente com a empresa.
 
Canais de atendimento que estão disponíveis 24h, por meio do 0800 091 01 96, pela assistente virtual Clara, via WhatsApp no número  (91) 3217 8200, pelo site www.equatorialenergia.com.br e ainda pelo App Equatorial Energia, disponível para dispositivos Android e IOS.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp