31/07/2020 às 09h51min - Atualizada em 31/07/2020 às 09h51min

STPMO e z-19 conseguem assinaturas para validação do abono aos servidores | Portal Obidense

O Sindicato dos Trabalhadores Públicas do Município de Óbidos-STPMO, durante uma semana correu contra o tempo para coletar assinaturas dos conselheiros municipais de saúde

Por: Eli Junior

Portal Obidense  Publicidade 790x90

ÓBIDOS - A assinatura dos conselheiros era necessária para a validação de uma Resolução do Conselho Municipal de Saúde, autorizando o pagamento do abono financeiro de 40% do salário base, para os servidores da área da saúde, que estão na linha de frente no combate a pandemia do CoronaVírus.
 
A ação foi fruto de uma parceria entre sindicato e colônia de pescadores e pescadoras Z-19, a resolução dará condições necessárias para que a secretaria municipal de Saúde possa realizar o pagamento do abono financeiro. Segundo o presidente do sindicato, foi o assessor jurídico da Z-19, quem confeccionou a Resolução possibilitando à secretaria municipal de Saúde, realizar o pagamento do abono financeiro.



Ressalta Erison Campos, Presidente do STPMO | Foto: Elialdo Junior
 
"O município de Óbidos possui uma dívida histórica perante seus servidores, pois, não paga gratificação de insalubridade, perdendo para municípios menores e que possuem arrecadação inferior ao que recebi o município de Óbidos, como exemplo a cidade de Curuá no interior do Estado Pará, com aproximadamente 14 mil habitantes." Ressalta Erison Campos, Presidente do STPMO.
 
Para o presidente do Sindicato, esse abono financeiro, será de grande importância, visto que, os servidores da saúde tiveram várias perdas salariais, pois, desde 1998, não há reajuste salarial conforme preconiza Lei Municipal e a própria Constituição Federal de 1988. Também havia uma gratificação concedida aos servidores que faziam parte das equipes de estratégia saúde da família.
 
Essa gratificação foi concedida por mais de 12 anos, no entanto, a gestão atual, em 2018, deixou de pagar, pois, acreditou que era um pagamento irregular.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp