29/07/2020 às 18h16min - Atualizada em 29/07/2020 às 18h16min

Moradores da Zona Rural cobram atuação do poder público na área da saúde | Portal Obidense

Agente de saúde, disse que teve de tirar dinheiro do próprio bolso para comprar um bote que o auxilia às visitas domiciliares e crítica a falta de treinamento adequado para cuidar de pacientes específicos

Por: Eli Junior
ÓBIDOS - Não é de hoje que os problemas na área da saúde pública são evidenciados, mas desta vez, os moradores da comunidade Sagrado Coração de Jesus, Costa do Paru, região de várzea do Município de Óbidos-Pará puderam manifestar as carências da comunidade. Essas localidades são rodeadas de rios e lagos e a principal forma de locomoção é via fluvial. De acordo com o ACS da comunidade, vários pacientes foram encaminhados para atendimento na sede do município, sendo transportados em pequenas embarcações, uma delas adquirida pelo próprio Agente Comunitário para fazer visitas domiciliares.

O município disponibilizava de uma lancha, maior e mais apropriada para o transporte dos pacientes, mas de acordo com os moradores o meio de transporte encontra-se sucateado.

"As gestões não mandaram consertar o transporte. O Ex-prefeito Jaime deixou pra gente e isso foi tudo destruído. Não existe." Disse Elson Gomes, agente comunitário de Saúde.

Elson disse ainda que teve de tirar dinheiro do próprio bolso para comprar um bote que o auxilia às visitas domiciliares e crítica a falta de treinamento adequado para cuidar de pacientes específicos.

"Os que são hipertensos, precisam medir a pressão deles, A gente não tem como fazer isso porque a gente não recebe um treinamento adequado e as pessoas ficam aí, no desprezo, esquecido." Disse.

As famílias estão sem cloro, os servidores não possuem fardamento para trabalhar e não possuem equipamentos, segundo o ACS para dar uma qualidade de atendimento às famílias.
"Às vezes, as pessoas até ficam bravas com a gente, por que pensam que a gente não quer fazer. E isso deixa a gente triste."

Elson está há 20 anos como Agente Comunitário de Saúde e mesmo assim, não sente-se preparado para lhe dar com as demandas da sua função.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.0%
23.4%
10.5%
0.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.7%
35.6%
1.4%
4.4%
3.1%
1.4%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp