25/04/2016 às 00h00min - Atualizada em 25/04/2016 às 00h00min

Novo presidente da Festividade de Sant’Ana fala sobre os preparativos para o evento

Emerson Canto confirmou que manterá as mudanças no círio fluvial e que dará continuidade nos trabalhos iniciados pela direção anterior.

Por: Érique Figueirêdo
Fotos: Érique Figueirêdo

ÓBIDOS – A Paróquia de Sant’Ana confirmou o nome de Emerson Lima de Canto, como o novo presidente da Festividade de Sant’Ana. Essa é a primeira vez que Emerson e sua esposa Odenilma Canto, ficarão à frente da festividade que será realizada no período 9 a 26 de julho.

Além de Emerson e Odenilma, outros casais compõe o grupo que ficará à frente da festa da padroeira do povo católico obidense.

A nova coordenação planeja mudanças pontuais, dando prosseguimento ao projeto que foi iniciado no ano passado. “Não faremos grandes mudanças na Festividade de Sant’Ana, os diretores já tem experiência de outros anos, e as grandes mudanças já foram feitas no ano passado. Na verdade nós só vamos dá prosseguimento ao trabalho que já foi feito, e foi muito bem aceito pela população, e por todas as comunidades que participaram do evento do ano passado”, disse o novo presidente.

Emerson já está trabalhando na articulação com as comunidades da cidade e do interior, para acertar os detalhes das 18 noites de festividade. A Colônia de pescadores Z-19, também já foi convidada para organizar o círio fluvial mais uma vez. “Essas articulações são necessárias e nas próximas semanas vamos fechar todos os detalhes. O círio fluvial vai ser parecido com o do ano passado, entrando pelo laguinho e chegando no Bela Vista, mas esse ano queremos que o círio chegue ainda de dia, no finalzinho da tarde, pra entregar a imagem da santa no porto improvisado no campo do Bela Vista. Estamos trabalhando pra isso, e estamos decidindo tudo isso junto com o bispo e o pároco”.

Seguindo a mesma linha do ano passado, quando a coordenação passou a escolher localidades que ainda não haviam recebido o círio fluvial, o novo presidente confirmou que a comunidade de onde a romaria fluvial sairá esse ano, também nunca recebeu o círio de Sant’Ana. “Devemos decidir no dia 29 a comunidade de onde o círio sairá. Já está quase definido, resta apenas acertar alguns detalhes, mas essa região que vai receber a imagem peregrina de Sant’Ana, viverá essa emoção pela primeira vez. Nossa intenção é formar polos, para acolher não só a comunidade de onde vai sair, mais todas as que ficam no entorno”, garantiu Emerson.

Quanto a programação cultural, a coordenação irá priorizar os artistas locais e regionais, mas não descarta a apresentação de uma grande atração, já que há a possibilidade de a Mineração Rio do Norte (MRN), patrocinar um show para a festividade. “O que nos foi repassado por um dos diretores, é que a Mineração vai patrocinar uma atração cultural para a festividade. Estamos agora buscando as informações para confirmar esse patrocínio. No mais, vamos valorizar os artistas da terra, que sem dúvida irão abrilhantar a nossa festividade”.

O funcionamento do clipper que deverá passar por uma pequena reforma na área da cozinha, sofrerá mudanças, funcionando nos horários de almoço e janta, para oferecer uma opção aos visitantes, que chegam a cidade no período festivo.

Nos próximos dias a nova coordenação deverá definir questões como o tema e o lema da festividade, a arte do cartaz - um dos símbolos da festa - e todo o conteúdo do programa da festividade. As peregrinações nas três principais capitais da região norte: Macapá, Belém e Manaus, também devem ocorrer esse ano. “Ainda vamos confirmar as datas, mas a partir do mês de maio a imagem começará a fazer as viagens, permanecendo uma semana em Belém, três dias em Macapá, e uma semana em Manaus, onde a peregrinação deverá encerrar”, afirmou Canto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp