09/10/2015 às 09h28min - Atualizada em 09/10/2015 às 09h28min

Manto de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado aos fiéis

Peça vai ser usada na Imagem Peregrina durante as romarias do Círio 2015

ORMNews
Tarso Sarraf/O Liberal

BELÉM - Logo após uma missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na noite desta quinta-feira (8), na Basílica Santuário de Nazaré, os fiéis conheceram o Manto oficial da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2015.

Pelo segundo ano consecutivo a peça foi elaborada pela estilista paraense Stela Rocha e vai ser utilizada nas romarias oficiais da festa nazarena.

“Mais uma vez, para mim, foi uma grata surpresa, uma alegria esse convite. É sempre uma benção confeccionar o manto de Nossa Senhora. Ele foi feito com muito carinho, espero que as pessoas gostem”, explicou a Stela que foi escolhida pela diretoria da Festa de Nazaré.

O Manto da Imagem Peregrina do Círio 2015 remete ao título de “Maria, Mulher Eucarística”, a Arca da Nova e Eterna Aliança. O broche que fecha o Manto a frente, traz em alto relevo o rosto de Dom Vicente Joaquim Zico, 8º Arcebispo de Belém, falecido em maio deste ano.

Símbolo

Segundo a lenda do achado da Imagem da Virgem de Nazaré, ela já estava com um manto no momento em que foi encontrada pelo caboclo Plácido. A tradição foi mantida e, ao longo dos anos, ela foi ganhando vários outros. Em 1953, a imagem autêntica recebeu um manto bordado a ouro e pedras preciosas, além de receber a Coroa Pontifícia.  

A confecção dos primeiros mantos é atribuída à irmã Alexandra, da Congregação das Filhas de Sant’Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Ela confeccionava o manto e o promesseiro doava o material. Foi assim até sua morte, em 1973. Depois disso, quem assumiu a missão foi a ex-aluna e ajudante, Esther Paes França, que fez 19 mantos. A partir daí, vários católicos e estilistas famosos passaram a confeccionar o manto que veste a Imagem Peregrina para as procissões do Círio.

Romaria Rodoviária

Começou às 8h desta sexta-feira (9) o Traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em direção a Ananindeua. A romaria foi precedida por uma missa celebrada pelo arcebispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. O trajeto é de 47 quilômetros.

A procissão é a mais longa das romarias da Festa de Nazaré. A Imagem Peregrina foi colocada em um andor montado em um carro da Polícia Rodoviária e passou a percorrer as principais ruas de Belém até a Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.

A berlinda que conduz a Imagem Peregrina foi ornamentada pelo paisagista Paulo Morelli. Rosas e lírios nas cores verde e branco lembram Maria como a Rainha da Amazônia.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp