23/04/2016 às 14h16min - Atualizada em 23/04/2016 às 14h16min

Mutirão de combate ao mosquito da dengue, beneficia moradores do Bela Vista

Com as ações deste sábado, seis bairros já foram beneficiados, Cidade Nova e Fátima serão os próximos a receber os serviços do mutirão.

Por: Érique Figueirêdo
Fotos: Érique Figueirêdo

ÓBIDOS – O mutirão que já levou para diversos bairros da cidade as ações de limpeza das vias urbanas e orientação para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus, chegou neste sábado (23) ao bairro Bela Vista.

A ação que é coordenada pela Prefeitura Municipal de Óbidos, através de suas secretarias, conta com o apoio de diversas entidades. A 6ª edição do mutirão chamado de “Óbidos Contra a Dengue” reuniu centenas de pessoas que aproveitam a manhã ensolarada de sábado, para retirar das ruas do Bela Vista, todo e qualquer tipo de lixo e entulho que pudesse acumular água e servir como criadouro para o mosquito.

Os voluntários visitaram as residências, conversaram com a população e realizaram uma varredura para recolher os resíduos sólidos das vias.

Margarida Freitas, colaborou com o mutirão. A dona de casa limpou o seu quintal e colocou o lixo para fora, para que as caçambas recolhessem o material. “É nosso dever manter o nosso quintal limpo, e temos que ajudar esse combate ao mosquito da dengue, não é todo dia que vemos isso”, disse dona Margarida.

Assim como a moradora da Travessa Mário Torres, dezenas de outros moradores do bairro colocaram o lixo em frente as casas, para que as equipes da Secretaria de Infraestrutura realizassem a coleta. “Essa é uma questão de saúde pública que tem prioridade no Governo Municipal. Vale ressaltar que ainda não tivemos nenhum caso registrado em Óbidos, das doenças que são transmitidas pelo mosquito, e isso mostra o excelente trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Saúde, e reforça o objetivo maior desse mutirão que é o trabalho de prevenção”, disse José Júlio Maciel, secretário de governo.

Cidade Nova e Fátima deverão ser os próximos bairros a serem beneficiados pelas ações. A Secretaria de Saúde informou que irá monitorar as áreas que já receberam o mutirão, para assegurar a eficácia dos trabalhos. Perpétuo Socorro e Santa Terezinha, considerados os maiores bairros da cidade, também receberão uma atenção maior.

Além da área urbana de Óbidos, o mutirão também já atendeu a comunidade Cipoal, o cronograma prevê ainda o envio da força tarefa para as comunidades: Flexal, Igarapé-Açú, Vila União do Curumú, Arupucú e paras as áreas de cabeceiras. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp