24/06/2020 às 16h24min - Atualizada em 24/06/2020 às 16h24min

O retorno das missas em Manaus será com cautela | Portal Obidense

Lotação reduzida e todos os cuidados necessários são algumas das orientações da Arquidiocese de Manaus para este dia 24 de junho.

Por: Ariana Paz
Foto: Arquivos Arquidiocese Manaus
MANAUS - “Nós vamos devagar voltar nossas celebrações, antes de passar algumas, pois são muitas orientações, não vamos ler todas. Foram enviadas aos padres algumas e depois terei que enviar mais detalhadamente como teremos que agir durante a celebração e a preparação de todos os objetos sagrados que usamos em nossas celebrações.” afirmou Dom Leonardo Ulrich Steine neste ultimo domingo (21) em transmissão ao vivo via internet através do canal da Arquidiocese de Manaus.
 
Considerando a situação sanitária da cidade e dos municípios, as orientações sugerem um processo gradual cuja validade se inicia hoje 24 de junho (São João), mas ainda vai será decidido internamente pelos padres, ministros da eucaristia e ministros da palavra que verão qual o melhor horário e também onde é possível deixar a igreja aberta, salvaguardando a saúde e proteção de todos. E se estenderá até que o contexto nos permita novos avanços. Arquidiocese de Manaus prepara retorno de missas com lotação reduzida.
 
Gradualmente o processo prevê o funcionamento nas datas:
- 24 de junho a 4 de julho (abertura das igrejas para oração, pratica devocional pessoal, sem concentração de pessoas e respeitado o limite de distanciamento);
- 28 de junho (missas com o número de pessoas limitadas apenas para agentes pastorais);
- 4 e 5 de julho – primeiro fim de semana de julho (missas e celebrações da palavra com o povo de Deus).
 
Dom Leonardo ainda comentou que para as celebrações serão obedecidos 15% da ocupação obedecendo o distanciamento de 1,5 a 2,0 metros, com um banco sim e um banco não. Outra orientação é que durante a semana aqui na capital de Manaus também será considerado preceito dominical para dar oportunidades a todos os fieis de acompanharem as celebrações.
 
A mesma orientação deve ser também para matrimônios, batismos, unção dos enfermos e também para as exéquias. Sempre lembrando que a realidade não é
mais mesma e no decorrer de cada passo serão dadas outras orientações tanto para capital como para o interior do Amazonas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp