20/03/2020 às 18h51min - Atualizada em 20/03/2020 às 18h51min

Hospital Regional de Santarém está preparado para receber casos graves de Coronavírus da região Oeste do Pará | Portal Obidense

Equipe da unidade está capacitada para recebimento dos casos; unidade conta com plano de contingência para garantir segurança e assistência de qualidade diante de um possível aumento de demanda

Por: Walmir Ferreira
Texto e fotos: Anna Karla Lima
fotos: Anna Karla Lima
SANTARÉM - O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém, é uma das unidades definidas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), como hospital de referência para recebimento de casos suspeitos graves do novo Coronavírus (Covid-19), no Pará. Atento a situação da pandemia no Brasil e no mundo, o HRBA avança na capacitação das equipes e preparo da estrutura para enfrentar possíveis casos da doença na região Oeste do estado.

Para garantir uma assistência organizada, o HRBA, unidade do Governo do Pará que presta atendimento 100% gratuito.
 
O HRBA possui ainda um plano de contingência que poderá ser colocado em prática, caso identificado um aumento significativo de demanda.

Desde o início de fevereiro, quando o assunto começou a tomar relevância no país, o Hospital Regional adotou uma série de precauções necessárias antecipadamente. No dia 7 de fevereiro realizou o primeiro treinamento com a equipe assistencial, com a simulação de chegada de paciente com suspeita de infecção grave.

“Somos referência para o tratamento de pacientes com covid-19 suspeito ou confirmado, com indicação de internação e casos graves. Reservamos para este atendimento, dois leitos de isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e mais 10 leitos nas unidades de internação. Esses leitos foram preparados exclusivamente para esta finalidade, neste momento. Adotamos todas os cuidados necessários antes do crescimento do Coronavírus no país e abastecemos o HRBA com EPI’S (máscara cirúrgica, avental impermeável, luva de procedimento, touca, óculos de proteção e máscara N95). Criamos um fluxo de atendimento de forma a preservar a integridade do paciente para que ele seja bem assistido, e também preservar a segurança do profissional de saúde”, reforça o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Funcionamento do hospital
No momento, dada a situação epidemiológica local, o Hospital Regional de Santarém segue funcionando normalmente, sem interrupções aos atendimentos prestados aos pacientes, conforme recomendação da Sespa e do Ministério da Saúde.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp