05/12/2019 às 13h40min - Atualizada em 05/12/2019 às 13h40min

O espiritismo e os princípios da doutrina espírita | MeuNorte

Por: Ana Gracy e Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Salão de reunião da casa espírita Allan Kardec em Manaus | Foto: Walmir Ferreira
MANAUS - O espiritismo surgiu na França, em meados do século XIX, a partir dos estudos e observações feitas pelo pedagogo e educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, também conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec.

Kardec publicou cinco principais obras que serviram como guia para toda a doutrina espírita: O livro dos espíritos em 1857, o livro dos médiuns em 1859, o Evangelho segundo o espiritismo em 1863, O céu e o inferno em 1865 e a Gênese em 1868. O conjunto de todas essas obras é conhecido como O Pentateuco a codificação espírita.

 
O Pentateuco

O Livro dos Espíritos (1857)
O primeiro livro contém os princípios da doutrina espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com o homem, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade segundo o ensinamento dos espíritos superiores, através de diversos médiuns recebidos e ordenados.

O Livro dos Médiuns (1861)
O segundo livro contém os ensinamentos dos espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os obstáculos que se podem encontrar na prática do espiritismo.

O Evangelho Segundo Espiritismo (1864)
O terceiro livro contém a explicação das máximas morais do Cristo, em concordância com o espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida. Fé inabalável que é capaz de encarar a razão em todas as épocas da humanidade.

O Céu e o Inferno (1865)
O quarto livro é o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma, durante e depois da morte.

 A GÊNESE (1868)
O quinto e ultimo livro relata os milagres e a predição segundo o espiritismo. Na doutrina espírita há resultado do ensino coletivo concordante dos espíritos. A ciência é chamada a construir a Gênese de acordo com as leis da natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus o passado e o futuro são presente.

No Brasil
Bezerra de Menezes foi um dos primeiros e mais famoso admirador da prática do espiritismo, no início, devido aos códigos de leis da época, o espiritismo era considerado uma manifestação de insanidade mental. Só em 1884 quando foi criada a Federação Espírita Brasileira que a doutrina espírita se estabeleceu. Daí então a doutrina só cresceu, principalmente com as figuras simbólicas Dessa religião: O médium Francisco Xavier, por meio de suas obras psicografadas.

Em Manaus
Segundo Federação Espírita Amazonense (FEA) existe 51 núcleos espiritas espalhadas por todas as zonas da cidade. Grupos, centros ou sociedades espíritas são núcleos de estudos, de fraternidade, de oração, de trabalho praticado dentro dos princípios espíritas.

Seus objetivos são promover o estudo, a difusão e a prática da doutrina espírita, atendendo as pessoas que buscam esclarecimento, orientação e amparo para os seus problemas espirituais, morais e materiais que querem conhecer e estudar a doutrina.

Fundação Allan Kardec
É uma das principais instituições espírita de Manaus, onde muitos praticantes da doutrina desenvolvem atividades de evangelismo para crianças e jovens através dos fundamentos educativos favorecidos pelo estudo e prática da doutrina espírita.

Todos exercem atividade sem custo algum tudo é feito por amor ao próximo.

Segundo a professora Nereida Tavares Neves que é praticante da doutrina desde 1997, onde hoje desenvolve a atividade de evangelizadora de juventude, a doutrina a ajudou esclarecer dúvidas que a acompanhavam desde criança, Nereida (foto) contou um pouco da sua iniciação na doutrina Espírita: “Trabalho no movimento espírita Allan Kardec, desde 1997, faço esse trabalho por que acredito muito na transformação moral, espiritual e intelectual a partir da convivência com as pessoas e de muitos corações que encontrei ali, tinha muitas duvidas, e questionava essa questão de quem erra vai para o inferno e quem não erra vai para o Céu direto, e me perguntava, mas como assim? E se eu der só uma erradinha? Lá encontrei muitas respostas para meus questionamentos”. 

Ouça o Podast



O estudante de psicologia Miguel Rebelo, 23 anos, que a mais de 10 anos é praticante da doutrina espírita na Fundação Allan Kardec a mais de um ano desenvolve atividade de evangelizador de infância.

Miguel (foto) também faz parte de um projeto chamado Jornal Mocidade, escrito pela juventude espírita para o movimento espirita desde 2018, está na sua 8° edição, esse trabalho também busca abrir a tão fechada doutrina do espiritismo para a sociedade Manauara. “Nossa atividade tem como objetivo principal levar à mensagem do evangelho a luz da doutrina espírita para adolescente de 11 a 12 anos, onde passamos a contar a história sobre o que é ser uma pessoa que vive o espiritismo, porém a iniciação começa com criança de 4 anos e vão até ao jovem de 20 anos.  Nossa intenção com o jornal é levar nossa doutrina para além das casas espíritas, fazer chegar nossa mensagem e experiência de vida para a sociedade em geral”.

Assista abaixo o vídeo matéria



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp