30/11/2019 às 11h15min - Atualizada em 30/11/2019 às 11h15min

Médica dá dicas de como prevenir e explica o que é a conjuntivite | Portal Obidense

Como medidas preventivas, deve-se evitar aglomerações, lavar com frequência o rosto e as mãos, não coçar os olhos, usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos

Por: Elton Pereire
ÓBIDOS - Esta época do ano é com mais frequência que pessoas apresentem casos de inflamações na região dos olhos, buscando dar dicas aos internautas e leitores do Portal Obidense, nossa equipe procurou a Dr. Alessandra Santos Sales, especialista em clínica geral e medicina familiar, que trabalha no município de Óbidos através do Programa Mais Médicos, e nos ajudou esclarecer algumas dúvidas.

Conjuntivite

A doença causa inflamação na membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Quando causada por vírus e bactérias, a conjuntivite é contagiosa. Por isso são necessários hábitos de higiene, principalmente lavagem constante das mãos, para prevenir a contaminação.

Em geral, a doença ataca os dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias. Os principais sintomas são: olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou ciscos nos olhos, secreção purulenta (conjuntivite bacteriana) e esbranquiçada (conjuntivite viral), coceira, dor ao olhar para a luz, visão borrada e pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.
Após a contaminação, é recomendado manter o paciente em isolamento por sete dias. As crianças com a doença não devem frequentar a escola e trabalhadores devem ser afastados de suas atividades. Também é necessário trocar as fronhas dos travesseiros diariamente.

Prevenção

Como medidas preventivas, deve-se evitar aglomerações, lavar com frequência o rosto e as mãos, não coçar os olhos, usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos ou trocar frequentemente as roupas, fronhas e toalhas de tecido, não compartilhar o uso de esponjas, maquiagem ou qualquer outro produto de beleza.
 
Se apresentar qualquer sintoma descrito procurar auxilio com um profissional de saúde e nenhuma hipótese se automedicar, pois os olhos são extremamente sensíveis a medicações podendo piorar o quadro da doença com o uso de medicações inadequadas. 
 
Dicas Para Prevenir a Conjuntivite
 

Não compartilhar itens pessoais como maquiagem, óculos, toalhas de mão e de rosto.
  1. Cubra o Nariz e a Boca quando tossir e evite tocar os olhos.
  2. Não compartilhe suas lentes de contato com outras pessoas.
  3. Use lenços de papel para secar ou limpar os olhos e jogue-os fora após a utilização.
  4. Troque fronhas e toalhas todos os dias para manter a higiene.
  5. Faço compressas frias várias vezes por dia.
  6. Para evitar nova contaminação não utilize objetos que possam estar contaminados.
  7. Lave os olhos apenas com água filtrada ou tratada.
  8. Use apenas o medicamento recomendado pelo seu médico.
  9. Não use lentes de contato ou maquiagem na região Inflamada.
  10. Ao nadar, use óculos de natação para se proteger de bactérias presentes na água.
  11. Lave as mãos frequentemente para evitar contágio.
  12. Limpe sempre as superfícies com um antisséptico apropriado.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9215-7138


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp