20/09/2019 às 14h27min - Atualizada em 20/09/2019 às 14h27min

Polícia Militar do Pará já adota novo fardamento na cor azul petróleo | Portal Obidense

Por Lene Alves (PM)
Por: Agencia Pará
Foto: Agencia Pará
PARÁ - A Polícia Militar passou a utilizar, nesta sexta-feira (20), em todo o território paraense, o seu novo uniforme operacional, na cor azul petróleo. A mudança faz parte do novo Regulamento de Uniformes da corporação, aprovado no fim do ano passado, e considerou, principalmente, o resultado de uma pesquisa de opinião interna sobre a cor do fardamento: 95% do efetivo da corporação escolhe a cor azul petróleo.

Logo nas primeiras horas da manhã, todas as unidades da corporação realizaram um "Paradão Matinal" para a realização da revista do novo uniforme. No quartel do Comando-Geral da PM, em Belém, o evento teve a participação do comandante-geral, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, dos oficiais da a alta cúpula da instituição e de toda a tropa que atua na unidade.

Durante o "Paradão", ele destacou a importância da mudança do fardamento, sob o ponto de vista das tradições históricas da corporação. “A maioria de nós já usou o uniforme na cor azul petróleo. Nossa polícia sempre foi guerreira e cidadã e, agora, estamos resgatando esses valores”, disse o oficial.

“Estamos iniciando hoje a Semana da Polícia Militar, que terá uma extensa programação alusiva aos 201 anos da corporação. Ao longo dessa história, o maior patrimônio somos nós, policiais militares, daí a importância da valorização de nossos servidores”, acrescentou o comandante-geral.


Ele citou ainda alguns avanços conquistados nos oito meses da nova gestão da PMPA, como por exemplo, a aquisição de oito ambulâncias para atender à Região metropolitana e os comandos regionais da instituição, a compra de 3,5 mil coletes balísticos com tecnologia de ponta, além da implementação de uma nova política de moradia para os policiais militares, por meio da construção de conjuntos habitacionais e de créditos e financiamentos, via Banpará, e a ampliação do número de jornadas operacionais, o que garante a maior presença, segurança e visibilidade do efetivo nas ruas”, destacou.

Novo Regulamento de Uniformes - O estudo sobre o novo regulamento foi realizado pelo Estado-Maior Geral da instituição com o objetivo de proporcionar inovações tecnológicas e atender necessidades de padronização, identidade visual, resgate histórico da instituição bicentenária, conforto, proteção, segurança, melhores condições de trabalho à tropa e durabilidade do novo uniforme operacional da Polícia Militar”, informou.

A mudança da cor do uniforme de instrução não implicará em nenhum custo adicional aos cofres públicos. Todos os policiais militares recebem o auxílio fardamento, previsto na Lei nº 8.435 de 22 de novembro de 2016 – cabos e soldados recebem dois auxílios por ano; subtenentes e sargentos, um a cada ano; e oficiais recebem o auxílio fardamento nas suas promoções ou a cada 4 anos de permanência no mesmo posto.

Lei de Cores - A adoção da cor azul petróleo vem ao encontro do Projeto de Lei que institui as cores oficiais da Polícia Militar do Pará. “É importante destacar que a PM adota tradicionalmente as cores da Bandeira do Pará na identificação da corporação. Com isso, a força pública é reconhecida ao longo dos anos pelas cores azul, branco e vermelho, que são as mesmas que representam e identificam o povo paraense pelo Brasil afora”, disse o coronel Dilson Júnior.
“Apresentamos a nova lei ao Governo do Estado, a fim de instituir as cores oficiais da Polícia Militar do Pará. O projeto visa valorizar a imagem da instituição e estabelecer a padronização da representação da PM, por meio do resgate das cores tradicionalmente utilizadas pela corporação, que são aquelas contidas no pavilhão estadual”, frisou o comandante-geral.

O novo fardamento será apresentado oficialmente à sociedade no dia 25 de setembro, durante a solenidade do Dia da Polícia Militar do Pará. O evento vai ocorrer no Comando-Geral da instituição, na rodovia Augusto Montenegro, em Belém, com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, e autoridades civis e militares. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Findando o período letivo qual a matéria mais difícil de passar?

6.2%
9.7%
45.1%
11.1%
16.0%
4.2%
7.6%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp