29/08/2019 às 14h17min - Atualizada em 29/08/2019 às 14h17min

Combate ao Fumo é celebrado neste dia 29 de agosto em todo Brasil | Portal Obidense

Por: Hayme Amorim

ÓBIDOS - Como todos sabem fumar faz mal a saúde e trás vários problemas futuros como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite, doenças do coração, entre muitas outras, podendo levar até a morte. O dia 29 de Agosto é celebrado em todo Brasil, com campanhas que tem como objetivo principal reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco acarreta.
 
Esta é uma preocupação grande no país, visto que o câncer de pulmão é dos tipos de tumores que mais mata no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Conforme dados do Inca, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabaco. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado, os números mostram ainda que, no ano de 2017, cerca de 73.500 pessoas foram diagnosticadas com câncer provocado pelo tabagismo.

 
E se você pensa que está salvo por não fumar, está enganando, pois não é apenas o fumante que corre risco de adoecer devido ao cigarro, mas também o fumante passivo, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam.
 
O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado através da Lei Federal nº 7.488, de 11 de junho de 1986, que tem como proposta alertar a população sobre os malefícios advindos do uso do fumo (cigarros, charutos, etc).
 
Diga não ao Fumo!
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp