31/07/2019 às 15h26min - Atualizada em 31/07/2019 às 15h26min

Campanha Julho Amarelo está sendo realizada em Óbidos

Julho Amarelo marca o mês de conscientização e prevenção às hepatites virais. Nesta quarta-feira (31) o atendimento foi na Praça José Verissimo

Por: Hayme Amorim
Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - No mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos (Semsa), lançou a Campanha Julho Amarelo no dia 17 de Julho, com o objetivo de intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais no munícipio bem como o tratamento correto da doença, com diferentes ações para mobilizar os profissionais da saúde e a população.
 
A campanha está acontecendo desde o dia 17 de Julho em Óbidos, nos postos de saúde, disponibilizando a população, testes rápidos para que seja feita a diagnóstico da doença, o resultado do teste fica pronto no máximo em 30 min.
 
Na manhã desta quarta-feira (31), a equipe de enfermeiros esteve atendendo os obidenses na Praça José Verissimo, fazendo testes rápidos e medição de pressão arterial.


 
Conheça os sintomas, prevenção e diagnóstico da doença:
 
SINTOMAS - Ainda que silenciosa, a hepatite pode apresentar sintomas tais como: mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura. 
 
PREVENÇÃO - Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.
 
DIAGNÓSTICO - O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido e/ou sorologia.  Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença, ambos os serviços são gratuitos.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp