28/07/2019 às 13h27min - Atualizada em 28/07/2019 às 13h27min

Bem regional, o tradicional Círio das Canoas aconteceu no sábado (27) no Rio Trombetas em Oriximiná - PA

Por: Leonardo - Léo Noticia
Foto: Leionador - Léo Noticias
ORIXIMINÁ -  No final da tarde de sábado (27), aconteceu o 4°   Círio simbólico das canoas em Oriximiná Oeste do Pará.

Com 73 anos de tradição, o círio das canoas e um momento de homenagens Santo Antônio, padroeiro do município de Oriximiná. Fies e simpatizantes realizam a procissão em suas canoas pelo Rio Trombetas que banha a cidade, revivendo o primeiro Círio de Canoas que aconteceu em 1946. O Círio de Canoas acontece todo ano antes do Círio de Santo Antônio.

O Círio de 2019 teve a honrosa homenagem dos amigos do amigo Gardel e Maria do Carmo, Oriximinaenses que sempre participavam do Círio e hoje estão junto ao pai.

Parabenizamos a todos os envolvidos na organização do Círio de Canoas e a população que participou.


Histórico
Em julho de 1946, surgiu o Círio das Canoas, na cidade de Oriximiná, através de um projeto do senhor Aragão, que foi apresentado ao pároco da cidade o Padre Arilson que apoiou a ideia onde foi feito uma levantamento da história do círio de Santo Antônio, ganhando uma versão em canoas.
Depois das informações nas mãos, alguns grupos organizados foram chamados para participar como, a Colônia dos Pescadores, Silvio Printes e várias pessoas da cidade.

O círio de Santo Antônio vai acontece de 04 a 18 de agosto de 2019, é considerado o maior círio fluvial noturno do mundo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp