16/01/2019 às 20h16min - Atualizada em 16/01/2019 às 20h16min

HRBA fechou 2018 com avanços em serviços de alta complexidade

Publicado por: Walmir Ferreira
Por Joab Ferreira

Foto: Agencia Pará
OESTE - O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), encerrou o ano de 2018 com grandes avanços na assistência à saúde da região oeste do Pará, principalmente nos serviços de alta complexidade, como cirurgias cardíacas, transplantes com doador falecido e ampliação de leitos de terapia intensiva.
 
Desde que iniciou o Programa de Cirurgias Cardíacas, por exemplo, em fevereiro do ano passado, 111 procedimentos cardiovasculares foram realizados até novembro. A Unidade também avançou no Programa de Transplantes, com a realização dos primeiros transplantes com doador falecido no interior da Amazônia. “Quando me ligaram para informar sobre o transplante, eu aceitei na hora. Foi a maior comemoração lá em casa!”, comentou Mariane Pinheiro Nobre, de 35 anos, paciente beneficiada com o primeiro transplante de rim com doador falecido.


 

Em novembro do ano passado, o hospital aumentou a oferta de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram inaugurados mais nove leitos neonatais. Com esta ampliação, a capacidade de internação passou a ser de 49 leitos, distribuídos em 20 de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica e 19 de UTI Neonatal. Contando com as enfermarias, o espaço passou a ter 153 leitos.
 
“Foi um momento histórico para nós, porque existe uma carência de leitos neonatais na região. Quase dobramos a capacidade do Hospital Regional para atender essa demanda, que é bastante alta. A sociedade, não só de Santarém, mas de todo o oeste do Pará, com certeza, passou a ser melhor atendida”, afirma o diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi.
 
E para fechar 2018, o HRBA conquistou ainda o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A premiação foi realizada durante o 10º Seminário Hospitais Saudáveis. A unidade inscreveu o projeto “Ampliação da Reciclagem de Resíduos e Reaproveitamento de 100% do total de resíduos orgânicos”. O Hospital já havia conquistado o prêmio nos anos de 2013 e 2016.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp