12/01/2019 às 19h00min - Atualizada em 12/01/2019 às 19h00min

Campanha de doação de sangue do HRBA mobiliza acompanhantes e colaboradores

Agencia Pará
Por: Joab Ferreira
Foto: Agencia Pará
SANTARÉM - Orlandina da Silva aproveitou a campanha de doação de sangue do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), para doar pela primeira vez. “Foi uma sensação muito boa. Eu estava muito nervosa, mas quando deitei aqui para doar, fiquei de boa. Meu cunhado está internado e sempre precisa de bolsas de sangue, então esse foi um incentivo para doar. A sensação de ajudar o próximo é muito boa”, conta.

urante a campanha, realizada nos dias 9 e 10 de janeiro, 134 pessoas compareceram e 117 bolsas foram coletadas. A proposta da campanha foi incentivar a doação nas pessoas que frequentam o Hospital como forma de auxiliar a reposição do estoque de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Ao longo do ano, serão realizadas mais quatro campanhas. “Para podermos ajudar o Hemopa, nós precisamos executar essas campanhas aqui no Hospital, incentivando os acompanhantes, os usuários e os colaboradores sobre a necessidade do ato de doar sangue”, explica a enfermeira da Agência Transfusional do HRBA, Paula Maia.

O auxiliar de faturamento, Michael Pessoa, de 31 anos, foi um dos vários colaboradores que contribuiu com a campanha. “Para a gente, que trabalha o dia todo, é uma grande oportunidade para ajudar e contribuir. Desde os meus 18 anos eu doo sangue, sempre com a ideia de ajudar ao próximo”, diz.

Nem todos os doadores tinham relação com o Hospital. É o caso da técnica de laboratório Adriana Lima que ficou sabendo da campanha por uma amiga e não pensou duas vezes. “Na primeira doação, dá um pouco de nervoso, mas nas próximas vezes a gente se acostuma e até sente falta quando passa um pouco de tempo sem doar. Eu gosto e é um ato de solidariedade, porque ajuda quem mais precisa”, revela.

Em 2018, o Hospital Regional de Santarém utilizou, em média, 500 bolsas de sangue por mês. O consumo aumentou, principalmente, por conta do início do Programa de Cirurgia Cardíaca, em fevereiro do ano passado. Cada procedimento exige, no mínimo, que 15 bolsas estejam à disposição.

“Existe uma equipe dentro do hospital que mobiliza os pacientes, os familiares dos pacientes e os colaboradores. E nós trazemos os nossos insumos e os nossos profissionais para fazerem a coleta. Nós precisamos de muita gente para doar sangue por conta da demanda, principalmente do Hospital Regional, que é responsável pelo consumo de 50% das bolsas do Hemopa de Santarém”, afirma a assistente social do Hemopa, Anaídes Silva.

Hospital
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No norte do país, o hospital avança em serviços de saúde, com a implantação de programas de transplantes renais, cirurgias cardíacas e a consolidação do tratamento oncológico. A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 21 municípios do Oeste do Pará.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp