11/01/2019 às 15h54min - Atualizada em 11/01/2019 às 15h54min

Nathália Silva fala do afastamento temporário dos contratados da saúde, laboratório e equipe de apoio para o Carnapauxis.

Na quinta-feira (10), a secretária de Saúde Nathália Silva em entrevista para o Portal Obidense falou sobre o afastamento temporário dos contratados da saúde, laboratório e equipe de apoio para o Carnapauxis 2019

Por: Hayme Amorim
Foto: Elton Pereira
ÓBIODOS - Segundo Nathalia, a secretaria está com pendência em relação ao edital do programa para preenchimento das vagas deixada pelo programa Mais Médico, o Ministério da Saúde já abriu um segundo edital porém Óbidos não preencheu as vagas necessárias e nem foi selecionada entre os médicos brasileiros formados no exterior. Muitos municípios do estado estão tendo as mesmas dificuldades, tendo que se submeter ao programa e ao cronograma.

A partir do dia 30 e 31 de janeiro será aberto outro edital para a inscrição de médicos estrangeiros que tenham interesse em trabalhar no Brasil. Os médicos cubanos que permaneceram no município, irão tentar se inscrever no programa para tentar atuar novamente e a partir de fevereiro já terá outro cronograma, até que as vagas sejam preenchidas.

CLICK AQUI – Assista a entrevista com a secretária

Em relação aos atendimentos nas unidades básicas de saúde, com exceção do posto de saúde Jofren de Matos e O Hospital José Benito Priante (24h), pois os mesmos possuem atendimento médico normal, os outros Postos de saúde não conta com assistência medica, mas à a assistência de enfermeiros e técnicos que prestam o serviço de vacinação, curativo subseqüente e serviços mais básicos.

“Infelizmente a gente ta tendo que se organizar neste sentido, pela deficiência de um profissional vir trabalhar pelo município”. Disse a secretária.

Nathalia disse ainda, que o problema com a contratação de novos funcionários temporários está no sistema, pois a falta de internet por conta do tempo atrapalha bastante. “Nós estamos com um sério problema no sistema este ano, pois a gente fica sem internet, a gente não consegue evoluir o processo de contratação dos funcionários temporários, com isso, nós atrasamos as assinaturas dos contratos também, a partir de agora nós estamos agilizando o mais rápido que a gente pode, porque hoje todo o sistema de contratação, de cadastro de profissionais, principalmente junto ao tribunal de contas dos municípios, ele precisa ser feito de forma online. Então estamos fazendo online, precisamos da internet e de todos os sistemas de redes funcionando perfeitamente, que não está acontecendo no município devido ao mal tempo que está acontecendo nesses dias e ai a gente ta tentando agilizar o máximo a organização dessas documentações e de antes dessa sitatuação inesperada, nos reunimos com os diretores das unidades, os enfermeiros, nós profissionais efetivos e a gente reordenou essa forma de atendimento ao publico, de forma que não fique prejudicado o serviço que já estava prejudicado pela ausência dos médicos mas se Deus quiser a gente conta com uma semana para agilizar, e juntar essas documentações de todos os temporários e conseguir normalizar novamente esses atendimentos”. Enfatizou Nathalia.

Laboratório Municipal

Sobre o laboratório municipal, o mesmo está com processo de licitação em andamento, que é para fazer a terceirização dos serviços mais rápido, não ficando dependente de uma empresa vir e se instalar no município com os equipamentos e começar a funcionar, pois a partir do momento que é realizado um registro de preço e é feita a contratação de serviços do próprio município, se torna algo mais imediato para começar os serviços. O edital já foi publicado e só está dependendo de marcação de datas e horários.

Para o carnaval, as equipes de suportes já estão sendo montadas, juntamente com os plantonistas, pois há um planejamento de implementação de mais profissionais na equipe pelo grande fluxo de pessoas que vem ao município por conta do carnaval.

*Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)99197-6588*

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp