19/07/2018 às 10h13min - Atualizada em 19/07/2018 às 10h13min

Campanha de vacinação contra sarampo é antecipada para o dia 23 de julho na região oeste do Pará.

Por: Elton Pereira
OESTE - A campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo foi antecipada para segunda-feira (23) na região oeste do Pará. A partir desse dia, os postos do município estarão abertos para vacinação das 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Vacina contra sarampo pode ser aplicada em adultos e crianças; entenda.

A campanha nacional inicia somente no dia 6 de agosto, porém, com o surgimento dos casos suspeitos da doença nos municípios de Santarém, Juruti e Mojuí dos Campos, a campanha foi antecipada para uma semana antes do programado.

Na sexta-feira (13) foi notificado um caso de um paciente de 63 anos, morador de Mojuí dos Campos. Ele está internado na área de isolamento do Hospital Municipal de Santarém. Dois casos foram confirmados em Juruti, na semana passada. Juruti tem mais cinco casos suspeitos sendo acompanhados. Além desses, a Vigilância Sanitária acompanha um caso suspeito da doença no Residencial Salvação, em Santarém.

As amostras de sangue dos casos suspeitos de Santarém e de Mojuí dos Campos devem ser encaminhadas para exames no Laboratório Central (Lacen) de Belém nesta quarta (18).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacina só é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp