17/07/2018 às 15h29min - Atualizada em 17/07/2018 às 15h29min

Casos suspeitos de sarampo em Santarém e Mojuí dos Campos são investigados

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

ÓBIDOS - Primeiros casos suspeitos de sarampo em Santarém e Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, estão sendo investigados pelas Secretarias Municipais de Saúde. Os dois casos são importados (quando vem outra localidade).
Segundo a secretária de saúde de Mojuí dos Campos, Adeliane Frota, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) notificou o caso na sexta-feira (13). O paciente é homem de 63 anos e já está internado no Hospital Municipal de Santarém (HMS), onde recebe cuidados médicos.

O paciente é morador de Mojuí dos Campos e teria viajado para Manaus (AM), que enfrenta um surto da doença. Ao retornar ao Pará, o homem sentiu sintomas característicos e foi encaminhado ao PSM.

Conforme Adeliane, o bloqueio vacinal foi intensificado nas unidades básicas de saúde do município, assim como orientações preventivas a população.

Já em Santarém, Semsa informou que uma equipe da Divisão de Vigilância Sanitária está no Residencial Salvação para investigar o caso e coletar material para exames específicos da pessoa com suspeita de sarampo.
Ainda segundo a Semsa a pessoa com suspeita da doença veio de Manaus (Amazonas) e é o primeiro caso suspeito do município.

O Hospital Municipal de Santarém declarou em nota que o paciente foi reavaliado pelo infectologista e desta vez o setor de epidemiologia decidiu pela internação dele na área de isolamento.

Ainda segundo o HMS, o exame sorológico realizado para diagnosticar o sarampo é realizado em Belém e leva alguns dias para disponibilizar o resultado
Enquanto o resultado não sai, o setor de epidemiologia do HMS realiza os procedimentos para obter mais informações sobre o cotidiano do homem. Esse trabalho também ajuda no diagnóstico, segundo a unidade.

Casos confirmados na região
A Secretaria Municipal de Saúde de Juruti recebeu os primeiros resultados das amostras de sangue enviadas ao Laboratório Central (Lacen), e dois casos foram confirmados como sarampo. Trata-se de uma criança de 9 meses e do pai de 20 anos que esteve no estado do Amazonas três semanas antes de o filho manifestar sintomas da doença.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Juruti, enfermeira Márcia Patrícia, até o momento, o município tem mais cinco casos suspeitos sendo acompanhados. Mas, desde o primeiro momento da identificação dos pacientes, a Semsa iniciou as estratégias de prevenção à doença.

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp