10/07/2018 às 12h15min - Atualizada em 10/07/2018 às 12h15min

Casos suspeitos de sarampo em Jurutí são investigados pela divisão de vigilância em saúde.

Segundo a Semsa, os casos estão sendo acompanhados e estão sob investigação, aguardando resultados de exames laboratoriais

Por: Elton Pereira
Arte: Divulgação
JURUTI - Dois casos suspeitos de sarampo estão sendo investigados pela Diretoria de Vigilância em Saúda, da Secretaria Municipal de Saúde de Juruti, no oeste do Pará. Uma criança de 9 meses e um jovem de 20 anos, da mesma família, apresentaram sintomas semelhantes aos da doença.

Segundo a Semsa, os casos estão sendo acompanhados e estão sob investigação, aguardando resultados de exames laboratoriais.

A criança de 9 meses deu entrada no Hospital Municipal de Juruti apresentando tosse, febre de 38,7 graus e manchas avermelhadas na pele. O pai informou ter estado em Manaus três semanas antes de o filho adoecer, e relatou que apresentou manifestações clínicas semelhantes as da criança.
 
No momento da identificação de uma provável suspeita de sarampo, a Vigilância em Saúde foi acionada pelo profissional médico que fez o atendimento e imediatamente foram adotadas todas as medidas de controle, incluindo orientação aos familiares sobre a doença e para as pessoas que tiveram contato com os pacientes. Foi realizado, ainda, bloqueio vacinal no domicílio e na vizinhança.
 
Ainda segundo a Semsa, os serviços de saúde estão sendo orientados a ficarem atentos ao surgimento de novos casos. A vacina está disponível em todas as salas de imunização do município, e a população não vacinada deve ir à unidade de saúde mais próxima para atualizar o cartão vacinal. Essa medida de controle é essencial para evitar o surgimento de novos casos da doença.
 
A Semsa pede atenção especial às pessoas que irão se deslocar para áreas onde estão sendo registrados casos da doença, para que procurem o serviço de saúde antecipadamente, a fim de se certificarem da situação vacinal.
 
Sobre o sarampo
 
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, os sintomas incluem febre alta, acima de 38,5°C; exantema generalizado; tosse; coriza; conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal.
 
A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A vacinação contra o Sarampo é a única maneira de prevenir a doença. Em caso de suspeita dirija-se ao serviço de saúde mais próximo para notificar o caso, receber acompanhamento e garantir que as medidas de controle sejam adotadas para a segurança da sua família e da comunidade.
 
Quem pode receber a vacina?
 Criança a partir de 12 meses, adolescentes, e adultos até 49 anos de idade.
 
Quem não pode receber a vacina?
Os casos suspeitos de sarampo, gestantes, crianças menores de 6 meses de idade, e pacientes imunocomprometidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp