30/05/2018 às 15h36min - Atualizada em 30/05/2018 às 15h36min

Secretária de saúde de Oriximiná Tatiane Mazzoni, divulga números, ações, serviços e números sobre a atuação da secretaria

O Portal Obidense publica na integra os pontos abordado pela secretária e também os números estrutural e de serviço realizado pelos profissionais da área

Por: Márcio Garcia

Foto: Márcio Garcia
ORIXIMINÁ – Além dos serviços já existem ela fala em possibilidade ampliação de atendimento e evidencia os serviços disponíveis. Veja abaixo.

É importante termos um momento para avaliar e pontuar os trabalhos diários que realizamos a favor da política de saúde de nosso município, nossos avanços, nossas conquistas que muitas vezes são abafadas diante a tantas turbulências e ao corre-corre de todos na nossa Secretaria Municipal de Saúde de Oriximiná.


Dispomos em nosso município, a serviço da população, de uma rede de atenção à saúde com 6 Unidades Básicas de Saúde na Zona urbana e 1 na zona rural sendo na região do Planalto. Atendendo diariamente à aproximadamente 1.200 pessoas com consultas médicas, de enfermagem, atendimentos odontológicos, vacinação, testagens, dispensação de medicamentos, além de realização de exames complementares às necessidades de diagnóstico.

Dentre esta rede de atenção à saúde, também evidenciamos as especialidades ofertadas, sendo: Cardiologia, Neurologia, Urologia, Pediatria, Ginecologia e Ortopedia.

Falando no complexo das Vigilâncias em Saúde, atuamos diariamente com ações de prevenção e combate às endemias, além de ofertar vacinação animal e humana, serviço de acolhimento através do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, análise de águas, vigilâncias sanitárias e epidemiológicas. Ressaltamos a melhora nos índices de dengue em nosso município, como podemos expor os dados: no ano de 2016 tivemos 350 casos, já no ano de 2017 com a intensificação das ações, conseguimos reduzir para 49 e no presente ano, estamos com apenas 1 caso até o momento.

Dentro de nossos serviços da Rede de Urgência e Emergência, dispomos de uma base do SAMU com 03 viaturas ambulâncias que além do socorro imediato, também realizam apoio às transferências e deslocamentos à pacientes com dificuldade ou incapacidade de locomoção.

Ainda na RUE, atuamos em parceria com o Hospital Maternidade São Domingos Sávio sendo a referencia às gestantes, e onde proporciona o nascimento de cerca de 150 novos oriximinaenses a cada mês.

Em nosso Hospital Municipal – HMO, atuamos no pronto atendimento aos casos de urgências e emergências medicas, tendo a disponibilização de 2 médicos plantonistas a cada turno de 12 horas, além dos demais profissionais da equipe hospitalar do setor.

Na internação, dispomos de 32 leitos adultos e 1 ala pediátrica com 10 leitos aos nossos pequenos pacientes.
Em todo o HMO, dispomos de oxigenoterapia complementar, sendo disponibilizados cilindros de oxigênio em todo o setor de internação, centro cirúrgico e pronto atendimento.

Contamos com serviço de cirurgia geral e ortopédica 24 horas em nosso HMO, e mesmo sendo caracterizados como Média Complexidade, temos uma sala de reanimação com 2 leitos de cuidados intermediários o que possibilita a tomada de condutas adequadas em casos mais graves.

Ainda no hospital municipal, ofertamos os serviços de fisioterapia e fonoaudiologia, de exames complementares laboratoriais, por meio de imagem, através de raio X e Ultrassonografia, além de serviços de vigilância hospitalar, setor de TFD, almoxarifado próprio, Farmácia satélite e Agência Transfusional.

Quando nossos esforços se esgotam em nosso município, atuamos por meio do serviço de TFD – Transferência para Fora do Domicílio para nossos convênios e pactuações, o que resulta em aproximadamente 20 acessos diários à especialidades médicas, de exames e cirúrgicas à nossos munícipes, onde como apoio a esta necessidade, também ofertamos toda a logística necessária, sendo passagens, carro de translado, casa e alimentação em ambos 2 municípios que são nossas referencias, Santarém e Belém.

Para toda esta rede de atuação em favor da saúde de nossos usuários funcionar, devemos conhecer a agradecer aos nossos colaboradores que diariamente e com amor no coração, realizam as competências de suas profissões levando o lema da humanização e acolhimento a cada necessidade de saúde de nossos usuários.

Os desafios são constantes e os problemas são crescentes, mas com a expertise de nossa equipe e a boa intenção de nossa população aos nossos serviços, vamos ultrapassando e evoluindo a cada dia um novo e a frente passo para a melhoria de nossos serviços.

Diante disso, vale apresentar as recém conquistas de estruturação que viabilizam uma maior resolutividade em nossas atuações.

Através de indicação de emenda parlamentar, conquistamos a equipação necessária para a abertura do Posto de Saúde do Penta e de novos e imprescindíveis equipamentos ao nosso hospital municipal. Nesse momento, deixamos registrado o agradecimento à nosso gestor municipal pela articulação junto aos nossos entes federados e aos nossos vereadores municipais que em busca de suas bases, trazem as positivas conquistas. Aproveito para informar que recebemos neste mês de maio, o recurso para a aquisição de 2 novas ambulâncias e de novos equipamentos para o HMO que será oportunizada as compras brevemente por meio da licitação municipal.

Informo ainda que todos os demais recursos oriundos de emendas parlamentares, já foram tramitados suas compras e os objetos já estão disponibilizados em nossa rede para o serviço aos usuários.

Para a ampliação e melhoria da oferta de serviços, conseguimos a aprovação e estamos em fase de habilitação de 4 equipes de Estratégia de Saúde Ribeirinha (ESFR) e 2 Núcleo Ampliado de saúde da Familia e Atenção Básica (NASF AB) na modalidade 1.

Pensando no maior conforto aos pacientes que fazem uso regular de medicações para controle de Hipertensão e Diabetes, estamos realizando cadastro do Programa Hiperdia para oportunizar estratégia de distribuição direconada dos medicamentos contínuos.

Aproveito para convidar aos usuários e a população em geral para deixar suas sugestões de melhoria, idéias para a qualidade do acesso, em nossas caixinhas de sugestões dispostas em toda nossa rede física, pois acreditamos que com a boa intenção da população em olhar com carinho aos serviços e pensarmos juntos estratégias de melhoria, avançaremos a cada dia pela evolução de nossos serviços públicos de saúde em nosso município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp