18/12/2015 às 11h21min - Atualizada em 18/12/2015 às 11h21min

Prefeitura Municipal de Óbidos busca certificação de produtos orgânicos

O primeiro passo é a fundação de uma associação de produtores da agricultura livre de produtos químicos

Por: Martha Costa
PMO – ASCOM
Foto: Divulgação

ÓBIDOS - A Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB), realizou na tarde da quinta-feira, 17, uma reunião para esclarecer para os produtores rurais os benefícios da criação de uma associação de agricultores orgânicos de Óbidos, que é o primeiro passo em busca da certificação de produtos orgânicos.  A reunião foi realizada na área externa da SEMAB e contou com a participação de produtores rurais comprometidos com a organicidade e sanidade da produção de alimentos desenvolvidos a partir do uso de medotologia tradicional sem o uso de produtos quimicos e agrotóxicos.

A Secretária de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Robenizia Moda, falou sobre o objetivo da reunião. “Essa reunião é justamente para a gente começar a organizar a associação dos produtores orgânicos de Óbidos, entramos em
contato com o Ministério da Agricultura, recebemos a visita de um técnico que nos repassou todas as orientações de qual é o procedimento e quais são as técnicas que devemos aprimorar na nossa produção para que possamos selar os produtos do nosso município como orgânico”, disse.

O primeiro passo para conseguir a certificação por meio do selo de produtos orgânicos é a criação de uma associação composta unicamente por produtores que já desenvolvam a agricultura livre de produtos químicos, agrotóxicos e defensivos. A secretária explicou a importância dos produtos orgânicos. “Qualidade de vida e saúde é tudo e o produto orgânico já tem seu espaço no mercado por agregar praticas saudáveis, livres de produtos químicos, agrotóxicos, defensivos. A gente adoece menos quando se alimenta melhor e para o produtor o valor agregado ao produto também compensa, existe toda uma relação entre custo e benefício entre produtor e consumidor e todos tem a ganhar”.

A próxima reunião, segundo a secretária, será realizada na segunda quinzena do mês de janeiro, com a presença de representantes do Ministério da Agricultura que dará a primeira palestra com os procedimentos para que Óbidos consiga o selo de certificação de produção orgânica.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp