30/11/2017 às 19h26min - Atualizada em 30/11/2017 às 19h26min

Em período de forte calor, cuidado ao se expor ao Sol.

Por: Elialdo Junior
Fotos Lene Bronze

ÓBIDOS - Ao caminhar pelas ruas da cidade de Óbidos, Oeste do Estado do Pará, popularmente conhecida como cidade Presépio ou a mais portuguesa das cidades paraenses deparei - me com a abordagem curiosa de uma leitora do Portal Obidense.

A dúvida que pairava sobre a cabeça da leitora (como de muitas pessoas) é quanto a importância e uso do Protetor Solar no dia a dia.

Usar protetor solar mesmo em dias frios e nublados, reaplicar o protetor solar a cada três horas em dias comuns e a cada hora se suar demais ou em praia ou piscina é uma medida simples que vai contribuir com a diminuição dos efeitos dos raios solares na pele humana. Uma orientação da especialista em Bronzeamento natural, Lene Bronze.

"Não esquecer de proteger os lábios também com produtos próprios para os lábios, se for usar maquiagem aplicar protetor uns 15 minutos antes. Os filtros solares estão aí para nos proteger das radiações solares." Explica Lene.

O fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 30 para peles claras e o 15 para peles bem escuras. Aplique o filtro solar 20 a 30 minutos antes da exposição solar. Após aplicar o filtro solar, aguarde 20 minutos antes de mergulhar. Nas crianças é melhor fazer a primeira aplicação ainda em casa. Se deixar para aplicar ao chegar na praia ou piscina, vai ser difícil convencê-las a esperar 20 minutos para poder mergulhar. Espalhe o filtro solar de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol. Não esqueça de proteger as orelhas, os lábios e o peito dos pés. Peça a alguém para aplicar o filtro solar nas suas costas (deixe a timidez de lado, é melhor que se queimar). Filtro solar em spray também precisa ser espalhado com as mãos, senão a aplicação não fica uniforme. Reaplique o filtro solar a cada 2 horas e após mergulhar ou transpiração excessiva. "Filtros à prova d’água também precisam ser reaplicados após o mergulho. Eles resistem melhor, mas acabam saindo. Se os olhos ardem quando mergulha, prefira os filtros solares exclusivamente físicos para a face (vale para as crianças, que esfregam as mãos no rosto após mergulhar). O uso do filtro solar não significa que você está imune aos efeitos do sol. Cuidado com a exposição excessiva no horário entre 10 e 16 horas." Diz Lene Bronze.

Em qualquer dúvida consultar sempre o dermatologista.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp