01/11/2017 às 15h46min - Atualizada em 01/11/2017 às 15h46min

Caminhada marca o encerramento das ações da campanha Outubro Rosa, em Óbidos

A primeira edição da caminhada atraiu um bom público. Evento levou informação à população e estimulou a prática de exercícios físicos.

Por: Jailton Santos e Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Fotos: Mauro Pantoja – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - Dezenas de pessoas participaram da Caminhada promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizada na última sexta-feira (27), em Óbidos, oeste do Pará. O evento, que marcou o encerramento oficial da campanha Outubro Rosa, teve como objetivo informar e conscientizar a população sobre o perigo do câncer de mama e as formas de evitá-lo.

A campanha foi iniciada no dia 3 de outubro, com uma ação de sensibilização que reuniu na Casa da Cultura estudantes do curso técnico de enfermagem, profissionais de saúde, representantes de movimentos de mulheres e a população em geral.

Durante todo o mês, foram realizados exames das mamas com demanda livre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, além de orientações por meio de ações de educação em saúde que destacaram a importância dos exames preventivos que podem detectar precocemente o câncer de mama e evitar o aparecimento do câncer de colo uterino.

A caminhada que saiu da Praça de Santa Terezinha, percorreu as principais vias da cidade. As participantes que em sua maioria trajavam blusas na cor rosa, em alusão a campanha, apresentaram cartazes com mensagens de apoio ao movimento.

“Dessa forma nós encerramos o mês emblemático do outubro rosa, agradecendo o empenho dos nossos profissionais que tornaram possível que nossas ações fossem eficazes. A gente percebeu que houve uma procura muito grande por instruções para aprender o autoexame, as pessoas solicitaram mais o exame da mama que estava sendo feito em demanda livre. Parabenizamos também a nossa população por ter abraçado essa causa tão importante que tem esse objetivo de salvar vidas”, comemorou Melina Braga, secretária de saúde.

Para a enfermeira Marta Lira, as ações da campanha foram de fundamental importância para chamar a atenção dos usuários da rede pública de saúde, que aderiram as ações e participaram ativamente da programação ao longo do mês. “Esse fato de você esclarecer para as pessoas a importância do autoexame foi uma das ações que mais chamaram a atenção dos nossos usuários, não só das mulheres, mas dos homens também, certamente essas instruções, que parecem simples e as vezes são vistas com certo preconceito, poderão salvar vidas lá na frente”. 

A caminhada encerrou no estacionamento da Praça Frei Rogério (Praça do “O”) no centro da cidade, com um “aulão” de zumba que fez as participantes suarem a camisa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp