20/10/2017 às 15h20min - Atualizada em 20/10/2017 às 15h20min

Após furto da placa, aparelho de raio-x do hospital municipal de Óbidos volta a funcionar

Equipamento foi recuperado pela Prefeitura de Óbidos por meio de investimentos do Fundo Municipal de Saúde.

Por: Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Fotos: Odirlei Santos – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - O principal aparelho de Raio-X do Hospital Municipal José Benito Priante (24 horas), em Óbidos, oeste do Pará, voltou a funcionar nesta semana, segundo informou a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O equipamento estava paralisado devido problemas técnicos.

Desde o dia 16 de outubro o equipamento está sendo utilizado em caráter experimental pelos técnicos responsáveis por sua operação. Nesse período estão sendo atendidas as demandas previamente agendadas pelos usuários da rede municipal que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No entanto o processamento das imagens do raio-x está funcionando apenas no modo manual, enquanto não é finalizado o processo de compra da nova placa que permitirá que ele opere no modo digital, agilizando a entrega do resultado dos exames e aumentando o número atendimentos realizados diariamente.

“O aparelho de raio-x voltou a funcionar após muito esforço do governo. Recuperamos o modo de operação manual do aparelho que já ameniza e muito a problemática que vínhamos enfrentando com essa situação”, ressaltou Melina Braga, secretária municipal de saúde.

A manutenção e a compra de peças de menor valor que precisaram ser substituídas, foi totalmente financiado pelo Fundo Municipal de Saúde. O serviço foi executado por um representante autorizado da empresa Philips Healthcare, e acompanhado por representantes da secretaria de saúde.

“Tomamos todas as medidas necessárias para assegurar que a manutenção desse aparelho fosse realizada sem nenhum tipo de problemas para que ele voltasse a operar mesmo que de forma manual. Cumprimos todos os protocolos que devem ser adotados nesse caso e tivemos sempre um servidor da direção do hospital acompanhando o trabalho do técnico”, disse Melina.

Agendamentos

Os agendamentos para a realização dos exames podem ser feitos no próprio hospital municipal. O plantão dos técnicos funciona de segunda a sexta das 13h às 17h e de 17h até 21h. Por enquanto a fase de testes está servindo como observatório para definir quantos exames no modo manual, poderão ser feitos diariamente.

O aparelho é usado também em casos de urgência e emergência quando os médicos plantonistas do hospital solicitam o exame de imagem para avaliar possíveis traumas de maior gravidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp