21/06/2017 às 11h11min - Atualizada em 21/06/2017 às 11h11min

Conferência de Assistência Social debate o fortalecimento do SUAS em Óbidos-PA

A 10ª edição do evento realizado pelo Conselho Municipal, reunirá durante dois dias dezenas de representes de entidades ligadas ao setor, para discutir e aprovar o plano decenal de assistência social.

ASCOM/PMO
Por: Érique Figueirêdo

Fotos: Mauro Pantoja – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - A “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, é o tema central da X Conferência Municipal de Assistência Social, que foi aberta oficialmente na noite de terça-feira (20), no ginásio da Escola Municipal Dom Floriano, no bairro Cidade Nova, em Óbidos, oeste do Pará.

O evento que durante dois dias discutirá e avaliará o Sistema Único de Assistência Social (Suas), no contexto do Pacto Federativo, definirá prioridades para a execução do Plano Decenal da Assistência Social 2016/ 2026. A conferência conta com o apoio da Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Durante a programação serão realizadas discussões voltas para os temas propostos por quatro eixos temáticos: A proteção social não-contributiva e o princ

ípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e a Legislação como instrumento para a gestão de compromissos e co-reponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Após a cerimônia de abertura que contou coma presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e de entidades ligadas à assistência social, os conferencistas acompanharam a Conferência Magna com o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, ministrada pela assistente social Lucineli da Silva Costa, coordenadora das ações em consonância com as diretrizes do Suas.

“Esse é o momento de nós discutimos a melhoria dos nossos serviços em conjunto com a na nossa sociedade. Só assim poderemos ter a exata noção das melhorias necessárias, e de como deveremos trabalhar para levar o Suas para todos que precisam”, enfatizou Izalina Alves, secretária de desenvolvimento social.

O prefeito Chico Alfaia, ressaltou a união de esforços entre os poderes, entidades organizadas e sociedade, para humanizar e ampliar

a oferta dos serviços oferecidos pela rede municipal de assistência. “Este não pode ser só um momento de discussão, mas de união de todos aqui para que possamos humanizar e qualificar cada vez mais a nossa assistência. Não temos dúvidas que esse é o caminho a ser trilhado para que possamos avançar nesse setor nos próximos anos”, disse Alfaia.

Durante esta quarta-feira (22), serão realizadas discussões dos encaminhamentos, debates entre os grupos de trabalho sobre os subtemas, elaboração de propostas, aprovação e eleição dos delegados que representarão o município na XI Conferência Estadual que será realizada em Belém.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp