31/03/2017 às 16h25min - Atualizada em 31/03/2017 às 16h25min

Agentes comunitário de saúde recebem capacitação da Escola Técnica do SUS

Por: Jailton Santos e Érique Figueirêdo
Ascom/PMO
Fotos: Odirlei Santos - Ascom/PMO

ÓBIDOS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), por meio da Escola Técnica do Sus, está qualificando os Agentes Comunitários de Saúde (Acs) que atuam no município de Óbidos, no oeste do Pará. A formação visa qualificar os profissionais de saúde para que possam melhorar os atendimentos que são ofertados nas comunidades em que eles são inseridos.

O primeiro módulo - dos cinco previstos no cronograma do curso - foi realizado no auditório da Escola Estadual Maurício Hamoy. Cada módulo abordará temáticas com vista ao fortalecimento das ações de prevenção a saúde.

A metodologia usada para a formação dos agentes de saúde é dinâmica, e permite que os profissionais apliquem rapidamente no dia a dia as técnicas aprendidas durante a formação. “Nosso foco é que eles possam estar voltando para as suas comunidades empoderados, com mais

informações, permitindo que essas pessoas atendidas por esses profissionais, tenham o acompanhamento adequado”, disse a facilitadora do curso, Franciane de Paula Fernandes, docente da escola técnica do Sus.

A formação garantirá que a nova visão do Sus – Sistema Único de Saúde – para o trabalho da assistência básica de saúde, seja levado às comunidades contempladas pelo programa dos agentes comunitários. “Como nós fazemos esse elo entre a comunidade e as unidades básicas de saúde, é muito importante que nós possamos estar por dentro das novas atualizações do ministério da saúde para o nosso programa, para que a gente possa cada vez mais facilitar o acesso da nossa população aos programas de saúde”, disse Jercinei Andrade, agente comunitário de saúde.

Nos próximos quatro meses os profissionais terão uma semana dedicada a formação, que será certificada pelo Ministério da Saúde, Sespa e pela Escola técnica do Sus

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp