06/03/2017 às 10h24min - Atualizada em 06/03/2017 às 10h24min

Corrida de aventura integra comunidade de Capanema ao esporte

Por Syanne Neno
A. Pará
Foto: Agencia Pará

CAPANEMA - O sol nem havia raiado e a Praça Magalhães Barata, no centro de Capanema, nordeste do Pará, já era tomada por dezenas de corredores. Uma turma cheia de energia se preparava para encerrar a primeira etapa do III Sun&Fun Adventure, disputado neste fim de semana. O circuito deste ano começou na tarde de sábado (4), com duas trilhas de mountain bike. Na manhã deste domingo (5), foi a vez da corrida rústica. As provas reuniram 101 participantes de várias localidades do Estado, que percorreram 15 quilômetros em meio às trilhas e igarapés da região.

O município de Ananindeua, na região metropolitana, levou uma equipe de 15 corredores que integram o "Amigos da Praça". Formado por cerca de 100 pessoas, a maioria mulheres, costuma correr diariamente na Praça Águas Lindas. O pedreiro Silas Alves, 47 anos, foi participar da prova de corrida rústica em Capanema com um objetivo: se preparar para disputar a Super Maratona do Rio Grande do Sul, neste mês. “Serão 50 quilômetros, mas os 15 daqui vão me trazer resistência porque na corrida rústica a gente enfrenta terrenos difíceis, com muitos obstáculos", disse ele, que já venceu provas tradicionais do Estado, como a Corrida do Trabalhador, em Belém e Altamira.

No incentivo à prática do esporte, o pedreiro Silas levou para o grupo de corrida de Ananindeua a esposa, a costureira Marielza Souza, 47 anos. Ela era uma das mais empolgadas em participar do Sun&Fun. "É um desafio correr em um lugar desconhecido. Com os 15 quilômetros estou acostumada, mas já sei que vou enfrentar muitos galhinhos e armadilhas pelo caminho dessa vez, e a vontade de chegar será aumentada", disse a participante.

Integração – A rotina do lavrador João da Silva, 57 anos, foi modificada desde a chegada dos organizadores do circuito, na semana passada. Convidado a construir o pórtico de largada da prova, feito de bambu, ele era só orgulho. "Fiquei muito honrado de terem me chamado para construir isso e ajudar de alguma forma a valorizar o município de Capanema", disse o amante de esportes, que na adolescência sonhava em ser um jogador de futebol. "Fiquei muito feliz também porque me convidaram a participar da prova, mas não tenho mais idade pra isso", brincou, enquanto acompanhava, curioso, cada passo do aquecimento dos participantes.

A integração com a comunidade local aconteceu também junto à equipe de segurança. O policial militar que comandou a escolta dos participantes fez questão de correr os 15 quilômetros da prova. Acostumado a enfrentar oito quilômetros de corrida diária pelas ruas de Capanema na preparação física, o aspirante a oficial Disson Junior, 30 anos, decidiu participar do Sun&Fun na missão dupla de corredor e policial. "Estamos com duas viaturas e cinco policiais, inclusive de Paragominas, na retaguarda dos atletas. Acompanhar o percurso correndo não vai ser nenhum problema. Vou agregar o lazer à responsabilidade", afirmou.

Resultados – Uma hora cravada depois da largada, o primeiro colocado cruzou a linha de chegada. O corredor maranhense Moisés Caioso, 26 anos, mora em Ananindeua há 15 anos, e já conseguiu um segundo lugar em sua categoria na tradicional prova da São Silvestre, em 2015. Ele considerou fundamental a experiência vitoriosa na corrida rústica. "Sou acostumado a correr em ruas, e esse tipo de prova, em terrenos difíceis, ajuda muito na preparação física", frisou. No feminino, a primeira colocada foi Silene Santos, 33 anos, também de Ananindeua. "Foi difícil encarar o igarapé cheio, chegando quase na nossa barriga, mas valeu muito a pena. O percurso foi surpreendente", comemorou.

O Sun&Fun Adventure tem apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Esporte e Lazer (Seel), Turismo (Setur) e Comunicação (Secom). "Começamos o circuito em 2015, com o apoio da Seel, e hoje outros órgãos do governo estão nos dando o braço, nesse apoio fundamental", reconheceu a coordenadora do circuito, Livi Gomes.

O evento tem a última etapa no domingo (12), com a prova de stand up paddle, em Outeiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 9, no IT Center, na Avenida Senador Lemos, em horário comercial. O circuito deste ano voltará a ter provas de mountain bike, corrida rústica e stand up paddle em Carolina, no Maranhão, nos dias 10 e 11 de junho, e nos dias 4 e 5 de agosto, em Salinas, nordeste do Estado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp