31/01/2017 às 00h00min - Atualizada em 31/01/2017 às 00h00min

Mais de 210 famílias, no município de Óbidos, Oeste do Pará, precisam ainda fazer a atualização no Cadastro Único para Programas Sociais.

A informação foi anunciada pela coordenadora do ‘Bolsa Família’ na cidade, Luana Mara Pinheiro que disse estar havendo muita dúvida quanto a atualização dos programas.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Divulgação

ÓBIDOS - O Cadastro Único (Cadúnico) é um sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, para que possam ter acesso aos programas Sociais do Governo Federal.

Entende-se por família de baixa renda aquela que possui renda mensal de até meio salário mínimo per capita; ou renda mensal total de até três salários mínimos, ou seja, que a soma de todos os salários do grupo familiar seja de até três salários mínimos.

É através do Cadúnico que o governo obtém dados que mostram a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

“Essas famílias precisam atualizar seus cadastros senão correm o risco de perder ou ter o benefício bloqueado”. Disse a coordenadora do Programa no município de Óbidos.

E esta é a grande preocupação. O programa exige que de dois em dois anos as famílias beneficiadas atualizem seus dados. Caso não haja a atualização dos dados o benefício poderá ser bloqueado e se persistir, até cancelado. Segundo a secretaria municipal de Desenvolvimento Social de Óbidos há no município 210 famílias que precisam fazer atualização dos dados. Há casos em que o beneficiado não faz a atualização em até cinco anos.

“O Governo Federal baixou uma portaria e quem não estiver no Cadúnico deverá se cadastrar e quem já estiver cadastrado deve atualizar os dados. Caso não haja atualização o benefício será bloqueado ou cancelado devido ao grande número de casos de beneficiados sem os perfis do Programa”. Informou a coordenadora Luana Mara.

As atualizações são feitas no prédio da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, na Praça Barão do Rio Branco, popular Praça de Santana, Centro de Óbidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp