27/03/2024 às 17h59min - Atualizada em 27/03/2024 às 17h59min

Em Óbidos, Semab promove diálogo sobre o papel do PNAE na Agricultura Familiar

O evento teve como objetivo informar aos produtores do município sobre as formas de acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar

Por: Marcos Cantuário
Ascom/PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agricultura familiar | Fotos: Odirlei Santos/Ascom/PMO

ÓBIDOS - Nesta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), realizou no auditório da Casa de Cultura, uma reunião com a participação de entidades governamentais, associações, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Óbidos, IFPA e agricultores.
 

O secretário da Semab, Roberto Pinedo, explicou que o evento teve como objetivo chamar a atenção da população para as oportunidades oferecidas pelo Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE).
 
“A lei 11.947/09 estabelece que os recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE, no mínimo 30% devem ser usados na compra de produtos oriundos da agricultura familiar. E esse evento tem como objetivo abranger mais agricultores familiares do nosso município, prestando informações necessárias sobre de que forma fornecer esses alimentos para alimentação escolar”, explicou Roberto.


 
Durante o evento os agricultores também tiveram orientações sobre as obrigações que implicam na adesão ao programa, sobretudo, na questão da qualidade dos alimentos produzidos.
 
A secretária municipal de Educação Maria Zilda Bentes, ressaltou a parceria com a Semab para o município obidense aumentar a participação da produção da agricultura familiar no cardápio escolar.
 
“Essa reunião é muito importante para os nossos agricultores, onde eles estão adquirindo informações sobre como fornecer a sua produção para a merenda escolar. Nós precisamos ampliar nossa oferta de alimentação mais saudável em nossas escolas, e esse tipo de produção atende perfeitamente essa demanda e também, gera renda para as famílias”, disse Maria Zilda.


 
Em 2023, o município de Óbidos atingiu 35% de aquisição de alimentos da agricultura familiar por meio do PNAE. A meta municipal é chegar a 100% nos próximos anos.
 
A presidente da Associação Extrativista Jamaracarú, Sidiane da Cruz, participou da reunião e pretende mobilizar os demais associados para ingressarem na venda de alimentos produzidos na sua região ao município, por meio do PNAE.
 
“Hoje eu vim pra tentar entender como funciona esse programa. A partir daqui vou levar essas informações e mobilizar os moradores, objetivando escoar a produção existente em nossa comunidade e buscar maior valorização para os nossos produtos”, afirmou.
 
O Prefeito Jaime Silva, classificou o momento como sendo de extrema relevância para o desenvolvimento do município, oportunizando aos agricultores familiares a possibilidade de melhoramento da produção.


 
“A gente espera que a partir desse encontro, os nossos produtores e agricultores familiares despertem para essa grande oportunidade de crescimento por meio da venda de sua produção para a merenda escolar. O nosso município precisa de mais produção e essas informações precisam chegar à nossa classe produtora. O governo está fazendo a parte dele e a sociedade precisa compreender que também precisa ajudar, e uma das formas é recebendo esses benefícios e trabalhando para sustentar sua família com dignidade”, finalizou o prefeito.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp