26/03/2024 às 18h56min - Atualizada em 26/03/2024 às 18h56min

Só carteira da FENAJ é legal e vale como identidade pessoal e profissional

A Federação Nacional dos Jornalistas emite nota após tomar conhecimento que entidades estão emitindo carteira de jornalista que não tem validade

Da Redação
FENAJE e SJP/AM

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Imagem - FENAJE
BRASIL - A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), entidade máxima de representação da categoria dos jornalistas no Brasil, tomou conhecimento da existência de associações e entidades que, de má fé, emitem carteiras de identificação profissional para jornalistas. Diante dos fatos, esclarecemos:

  1. A Carteira Nacional de Jornalista é o documento de identidade pessoal e profissional, válido em todo o território nacional e só poderá obtê-la o jornalista que tenha registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego.
 
  1.  O documento tem validade de três anos e somente a FENAJ tem permissão para emiti-lo, por meio da Lei Nº 7.084, de 21 de dezembro de 1982.
 
  1. A FENAJ autoriza o encaminhamento das solicitações das carteiras por meio dos 31 Sindicatos de Jornalistas a ela filiados. Nenhuma outra entidade, portanto, está autorizada legalmente a recepcionar documentos e emitir carteira de identidade profissional para jornalistas no país.
 
  1. A profissão não possui conselho de classe regulamentado e, pelo sistema sindical brasileiro, não é permitida a existência de sindicato nacional da categoria, uma vez que as representações se dão pelos 31 Sindicatos de Jornalistas, na base, e pela FENAJ, em segundo grau.
 
Neste sentido, a Federação alerta os profissionais para possíveis prejuízos financeiros e, principalmente, para constrangimentos morais que venham a ser vítimas ao adquirirem carteiras sem validade, emitidas por entidades não autorizadas legalmente para tal.
Diretoria da FENAJ


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp