26/03/2024 às 13h46min - Atualizada em 26/03/2024 às 13h46min

Conscientização sobre a Epilepsia: Ajudando no combate de doenças raras

No dia 26 de março é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, uma data importante para promover a informação e o combate ao preconceito em relação a essa condição neurológica que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo

Por: Bruno Ferreira
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

ÓBIDOS - A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que gera descargas elétricas anormais que causam convulsões. Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas sofrem de epilepsia em todo o mundo, sendo que cerca de 80% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda. 

Apesar de ser uma condição relativamente comum, a epilepsia ainda é cercada de muitos mitos e estigmas. Muitas pessoas acreditam que a epilepsia é contagiosa, que as pessoas que sofrem dela são mentalmente incapazes ou que as convulsões são sempre muito violentas. No entanto, a realidade é bem diferente: a epilepsia é uma condição controlável na maioria dos casos, e as pessoas que convivem com ela podem levar uma vida normal e produtiva com o devido tratamento médico. 

Neste Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, é fundamental destacar a importância da informação e da educação sobre a doença. Promover a conscientização sobre os sintomas, tratamentos e impacto da epilepsia na vida das pessoas é essencial para acabar com o estigma e a discriminação enfrentados por aqueles que convivem com a doença. 

Além disso, é crucial incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novas formas de tratamento para a epilepsia, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes e garantir que tenham acesso a cuidados de saúde adequados. 

Portanto, neste Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, vamos nos unir para combater o preconceito, disseminar a informação correta sobre a doença e apoiar aqueles que convivem com a epilepsia. Juntos, podemos criar uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp