22/03/2024 às 12h36min - Atualizada em 22/03/2024 às 12h36min

Combate ao mosquito Aedes aegypti: ação de limpeza é realizada no bairro Bela Vista em Óbidos

Semsa registrou novo caso de dengue e o município continua em alerta

Por: Marcos Cantuário
Ascom/PMO

Combate à dengue | Fotos: Odirlei Santos/Ascom/PMO
 
ÓBIDOS - As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zica e chikungunya, seguem percorrendo os bairros da cidade de Óbidos, no oeste do Pará.
 

Nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Óbidos, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi), realizou um mutirão de limpeza nas ruas do Bairro Bela Vista.
 
Com orientações aos moradores sobre os riscos das doenças transmitidas pelo mosquito e a importância de manter a limpeza de quintais e terrenos baldios, a ação buscou envolver a comunidade na luta contra o vetor, retirando o lixo acumulado nessa área, como explica Isabela Taketomi, uma das coordenadoras da ação.


 
“A ação é fundamental na parte da prevenção contra o Aedes aegypti, então, o recolhimento de lixos e entulhos faz parte desse trabalho. No dia anterior à ação, nossos agentes de saúde e de endemias fizeram as orientações de casa em casa sobre a ação de limpeza que estamos realizando hoje. É importante a gente destacar que nesse trabalho são feitas as orientações de prevenção [aos moradores] e a limpeza pública. Seguiremos com esse serviço também a outros bairros”, explicou Isabela.
 
Ação conjunta

Atento à situação da dengue a nível nacional, o governo municipal se empenha para dar uma resposta eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti com ações conjuntas envolvendo todas as secretarias municipais. A parceria com a Seurbi resulta na retirada do lixo e entulhos pela equipe de limpeza, conforme destaca, Rui Lima, secretário em exercício da Seurbi.


 
“Fizemos o primeiro mutirão, foi uma maravilha lá no bairro Perpétuo Socorro, e hoje estamos com a mesma proporção aqui no bairro Bela Vista. Nosso objetivo é deixar o bairro limpo, recolhendo todo material colocado pelos moradores na frente de suas casas. Essa é uma ação da gestão, que envolve todas as secretarias municipais trabalhando contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, ressaltou Rui.
 
De acordo com a Semsa, a ação vai ser realizada no bairro de Fátima, no sábado (23), com os mesmos serviços: orientações de prevenção e retirada de lixo e entulhos.
 
Novo caso de Dengue

A Secretaria de Saúde divulgou também nesta sexta-feira, 22, a confirmação de um novo caso de dengue registrado no município de Óbidos.
 
A paciente detectada com a doença é proveniente do município vizinho de Alenquer, portanto, trata-se de um “caso importado”, a mesma está no momento residindo no bairro Perpétuo Socorro e está sendo monitorada pela agente de saúde da área e pelo agente de endemias.
 
A Semsa atualizou as informações sobre os casos confirmados de dengue, zica e chikungunya no município de Óbidos no período de janeiro até quarta-feira (20). São 3 casos de Dengue; 2 casos de Chikungunya e 4 de Zika vírus. O município obidense continua em alerta em relação às doenças e a proliferação do mosquito.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp