21/03/2024 às 10h38min - Atualizada em 21/03/2024 às 10h38min

Após reunião, Copom reduz taxa de juros para 10,75% ao ano

Foi o sexto corte seguido na Selic promovido pelo comitê

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Copom decide reduzir a taxa básica de juros Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


BRASIL - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, na quarta-feira (20), reduzir mais uma vez a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, em 0,5 ponto percentual. Com isso o valor atual cai para 10,75% ao ano (a.a.). É o sexto corte seguido na Selic promovido pelo comitê.

Em sua decisão, o Copom apontou que o “ambiente externo segue volátil, marcado pelos debates sobre o início da flexibilização de política monetária nas principais economias e a velocidade com que se observará a queda da inflação de forma sustentada em diversos países. Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho. O Comitê avalia que o cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes”.

O comitê explicou que em “relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores de atividade econômica segue consistente com o cenário de desaceleração da economia antecipado pelo Copom. A inflação cheia ao consumidor manteve trajetória de desinflação, enquanto as medidas de inflação subjacente se situaram acima da meta para a inflação nas divulgações mais recentes”.

Além disso, o Copom comentou os fatores de risco para a inflação. Entre os que poderiam gerar alta estão “maior persistência das pressões inflacionárias globais e uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada em função de um hiato do produto mais apertado”. Já nos fatos que poderiam gerar baixa inflação estão a “desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada; e (ii) os impactos do aperto monetário sincronizado sobre a desinflação global se mostrarem mais fortes do que o esperado”.

– Considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 10,75% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau maior, o de 2025. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego – destacou.

A taxa Selic é utilizada como referência para as taxas de juros de outras instituições financeiras no Brasil e para remuneração de investimentos.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp