14/03/2024 às 08h56min - Atualizada em 14/03/2024 às 08h56min

Atendimentos da campanha 'Março Azul' desafogam fila de espera do TFD em Óbidos

Além de exames de colonoscopia, ação está atendendo demandas de exames de endoscopia digestiva alta

Por: Marcos Cantuário
Ascom/PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Atendimentos da campanha Março Azul | Fotos: Odirlei Santos/Ascom/PMO
ÓBIDOS - A campanha “Março Azul” está deixando um legado muito positivo para o município de Óbidos, oeste do Pará. Além de trazer para a população mais de 400 atendimentos com os melhores profissionais do país, e uma atenção voltada, especialmente, para a prevenção ao câncer colorretal, as ações da campanha estão contribuindo para aliviar a fila de espera dos pacientes que aguardam vez para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Atendimentos


Desde terça-feira, 12, estão sendo realizados exames de endoscopia digestiva alta, ultrassom e consultas com especialistas em gastroenterologia, no Barco Hospital Papa Francisco, no porto da cidade.

Os atendimentos são pré-agendados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e se estenderão até a próxima quinta-feira (14).


TFD

De acordo com a enfermeira Santana de Cássia, coordenadora do TFD no município, alguns pacientes atendidos na ação, aguardavam há meses o agendamento destes exames no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
 
“Durante esta campanha o município de Óbidos também foi contemplado com a realização de exames de Endoscopia Digestiva Alta [exame utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros]. Na Fila de espera do TFD estávamos com 85 pessoas aguardando por este agendamento para realização do procedimento que também é regulado para o município de Santarém com a cota de quatro exames mensais, e com essa campanha, 55 pacientes realizaram este exame, nos dias 12 e 13 de março”, informou a coordenadora.
 
Além dos exames de endoscopia digestiva alta, foram realizadas 36 consultas com especialista em gastroenterologia e 96 exames de ultrassom.



Saldo da Campanha “Março Azul”

De acordo com a Semsa, a campanha “Março Azul” 2024,  oportunizou aos pacientes que deram entrada em processos de TFD para realização dos exames de colonoscopia, a possibilidade, de fato, de serem atendidos no conforto de seu próprio município, desta forma, diminuindo a fila de espera para realização destes exames, que são regulados para serem realizados no HRBA.

Segundo a Semsa, a cota de colonoscopia é de 5 agendamentos mensais para o município de Óbidos, e a fila de espera possuía mais de 40 pessoas aguardando pelo exame.

Apoio

As ações que estão sendo realizadas no âmbito da campanha “Março Azul” contam com o apoio conjunto da ONG Zoé, Santa Casa de Misericórdia, Barco Hospital Papa Francisco e Prefeitura de Óbidos.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp